Da Série B ao título da Libertadores: Palmeiras pode ser o quarto time brasileiro a atingir o feito no século

Publicado em Esporte
Classificação a fórceps no Allianz Parque fez o goleiro Weverton sofrer contra o River Plate. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

Foi no limite, com sofrimento além da conta, derrota por 2 x 0 para o River Plate no jogo de volta, um gol e um pênalti a favor do time argentino corretamente anulados pelo Árbitro de Vídeo (VAR) mas o Palmeiras é o quarto clube brasileiro no século rebaixado para a segunda divisão a dar a volta por cima com presença na finalíssima da Copa Libertadores da América. Antes do dramático sucesso alviverde, Grêmio, Corinthians e Atlético-MG conseguiram esse feito. Todos foram campeões do principal torneio de clubes do continente. Vinte temporadas depois do título de 1999, o Palmeiras buscará o bicampeonato em 30 de janeiro, no Maracanã, contra Santos ou Boca Juniors.

O Maracanã foi palco de dois títulos do Palmeiras. A Copa Rio de 1951, reconhecida pelo clube como Mundial de Clubes da época, e o Brasileirão de 1967, chamado à época de Taça Brasil. Há dois meses no cargo, Abel Ferreira desbancou Marcelo Gallardo, que está no cargo há seis anos e meio. O lusitano tem a oportunidade de se tornar o terceiro europeu a ganhar a Libertadores. Apenas o croata Mirko Jozic (Colo Colo, 1991) e o português Jorge Jesus (Flamengo, 2019) conseguiram.

O River Plate fez uma exibição épica no Allianz Parque. Merecia, sim, no mínimo, a chance de disputar os pênaltis. Jogou bola e engoliu o Palmeiras em São Paulo. Uma das grandes exibições na história recente da Libertadores em mata-mata. Ao contrário da partida de ida, a experiência do timaço argentino pesou. Os meninos alviverdes sentiram a reação do River. Acuado, o Palmeiras foi pior na partida até mesmo quando teve um jogador a mais que o adversário depois da expulsão de Robert Rojas no segundo tempo e perdeu a invencibilidade.

O time de Abel Ferreira tomou baita susto nesta terça. Tinha vantagem de 3 x 0 construída na partida de ida, em Buenos Aires. Em noite de gala, o River Plate abriu 2 x 0 no primeiro tempo, no Allianz Parque. Chegou a marcar o terceiro corretamente anulado pelo Árbitro de Vídeo. Porém, segurou o placar agregado (3 x 2) e está na decisão da Libertadores pela quinta vez. Amagou o vice em 1961, 1968 e 2000 e levou a taça em 1999 contra o Deportivo Cali.

O Palmeiras tem a chance de ser o quarto clube brasileiro no século a partir da queda para a segunda divisão à conquista da Libertadores. Rebaixado pela segunda vez em 2012, o Palmeiras ganhou o bicampeonato da Série B em 2013 e deu início ao trabalho de recuperação da imagem do clube. Conquistou a Copa do Brasil em 2015, o Brasileirão em 2016 e 2018, o Paulistão em 2020, está na decisão do mata-mata nacional contra o Grêmio e na finalíssima em jogo único da Libertadores, em 30 de janeiro, no Maracanã, contra Santos ou Boca Juniors.

Condenado à segunda divisão em 2007, o Corinthians precisou de cinco anos para se levantar. Conquistou a Série B em 2008, o Paulistão e a Copa do Brasil 2009, o Campeonato Brasileiro 2011, a Libertadores contra o Boca Juniors e o Mundial de Clubes 2012 diante do Chelsea.

Rebaixado pela segunda vez em 2004, o Grêmio esperou 13 anos para completar a volta por cima. O tricolor gaúcho também ganhou a Série B em 2005, deu a volta olímpica na Copa do Brasil 2016 e levantou o tricampeonato da Libertadores na edição de 2017.

O Atlético-MG despencou para a Série B em 2005. Conquistou a Série B na temporada seguinte e coroou a ressurreição com a conquista inédita da Libertadores em 2013.