Da final épica na Copa ao vexame na Champions: a volta ao mundo em 80 dias de Messi e Mbappé

Publicado em Esporte
Messi vai ao chão em Munique, 80 dias depois de levar Argentina ao tri. Foto: Odd Andersen/AFP

 

Protagonistas da final de todos os tempos da Copa do Mundo há 80 dias, no Estádio Icônico de Lusail, no Catar, ao marcarem cinco dos seis gols da decisão entre Argentina e França, Lionel Messi e Kylian Mbappé foram incapazes de balançar a rede do Bayern de Munique nesta quarta-feira, na Alemanha. Ambos passaram vergonha juntos nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Turbinado pelo dinheiro do grupo Qatar Sports Investment (QSI) desde a temporada de 2012/2013, o projeto do título inédito do PSG fracassa pela 11ª vez. A quinta nas oitavas de final do principal torneio continental de clubes do planeta.

 

Escrevi no Guia das Oitavas de Final 2023 que a fase de mata-mata seria impactada pelo calendário atípico da temporada. Os campeonatos nacionais foram paralisados para a disputada da Copa do Mundo. O torneio disputado no Catar puxou o freio de mão dos principais times do planeta, entre eles o PSG, e levou astros como Neymar, Mbappé e Messi à exaustão no deserto. Bancados pelo dinheiro do país sede da Copa, os três garotos propaganda não tinham o direito de decepcionar o emir Tamim bin Hamad bin Khalifa Al-Thani. O trio se reapresentou ao clube francês no bagaço. Neymar será submetido a uma cirurgia. Messi e Mbappe andaram em campo na derrota por 2 x 0 para o Bayern Munique. Algoz do PSG na final de 2020, o time alemão avança com impontente 3 x 0 no agregado. 

 

O 11º fracasso do PSG abre a possibilidade de uma nova ordem nos dois prêmios de melhor do mundo. Dificilmente Messi, Mbappe ou Neymar serão finalistas do prêmio em 2023. Bom para nomes da jovem guarda como o promissor Musiala (Bayern de Munique), Haaland ou De Bruyne (Manchester City). Vinicius Junior (Real Madrid)…

 

Com dinheiro de sobra para virar gigante, o PSG se apequenou mais uma vez diante de uma camisa pesada do futebol europeu. Na Era QSI, o time foi eliminado da Champions League três vezes pelo Barcelona, duas pelo Bayern de Munique, outras duas diante do Real Madrid e do Manchester City, e uma em playoffs com Chelsea e Manchester United.  

 

Os carrascos do PSG na Era QSI

  • 2011/2012: Barcelona (quartas)
  • 2013/2014: Chelsea (quartas)
  • 2014/2015: Barcelona (quartas)
  • 2015/2016: Manchester City (quartas)
  • 2016/2017: Barcelona (oitavas)
  • 2017/2018: Real Madrid (oitavas)
  • 2018/2019: Manchester United (oitavas)
  • 2019/2020: Bayern de Munique (final)
  • 2020/2021: Manchester City (semifinais)
  • 2021/2022: Real Madrid (oitavas)
  • 2022/2023: Bayern de Munique (oitavas)

 

A eliminação precoce da Champions League foi sabotada pelo próprio PSG graças a um comportamento amador. O clube não leu o regulamento, viu o Benfica avançar em primeiro lugar na fase de grupos graças a uma goleada por 6 x 1 contra o Maccabi Haifa. O resultado fez toda a diferença nos critérios de desempate. O Benfica enfrentou o Brugge e o PSG teve de bater de frente com o Bayern de Munique nas oitavas de final.

 

Enquanto a camisa do PSG continua leve, sem a cobiçada estrela da Champions League, a do Milan ressuscita imponente. Heptacampeão europeu, o atual campeão italiano eliminou o Tottenham. Há quatro anos, o adversário londrino era vice-campeão continental. Eliminou o Manchester City nas semifinais e perdeu a Orelhuda para o Liverpool na finalíssima.

 

Ausente nas últimas duas edições da Copa do Mundo, a Itália vê o ressurgimento do clube mais vitorioso do país no continente. O time rossonero não alcançava as quartas de final desde a temporada de 2011/2012. À época, caiu diante do Barcelona no mata-mata.

 

A penúltima semana das oitavas de final termina com quatro classificados. Um de cada país: Milan (Itália), Bayern de Munique (Alemanha), Benfica (Portugal) e Chelsea (Inglaterra). Mais quatro serão conhecidos na semana que vem. Real Madrid (Espanha), Internazionale (Itália) e Napoli estão em vantagem. O Manchester City empatou no primeiro round contra o Red Bull Leipzig, mas é favoritaço no duelo de volta. 

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf