Corinthians Manoel foi derrotado pelo Corinthians na final da Copinha 2009 Foto: Daniel Augusto Jr./Corinthians Manoel foi derrotado pelo Corinthians na final da Copinha 2009

Da derrota para o Corinthians na final da Copinha a reforço do Timão: 10 anos na vida de Manoel

Publicado em Esporte

O zagueiro Manoel chega ao Corinthians 10 anos depois de ter sido vítima novo time.  Em 2009, o então beque das divisões de base do Atlético-PR (essa era a grafia do clube à época) foi um dos vice-artilheiros do Furacão na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Fez três gols, um a menos do que Patrick. Tinha 18 anos quando ajudou o clube a decidir o título da Copinha justamente contra o Corinthians, em 25 de janeiro daquele ano, no Pacaembu.

Comandado pelo técnico Marquinhos Santos, atualmente no São Bento-SP, o Athletico-PR sentiu a pressão da Fiel na decisão da Copinha. O Corinthians abriu 2 x 0 no placar, gols de Fernando Henrique e de Jadson, mas Patrick diminuiu o placar. A reação tardia não impediu a equipe paulista de conquistar o hepta do adversário.  Manoel formava a defesa com o goleiro Santos, os laterais Raul e Bruno, e o zagueiro Marcão.

Maranhense de Bacabal, Manoel soube aproveitar as oportunidades. Na mesma temporada em que amargou o vice da Copinha, estreou no time profissional do Athletico-PR em um Maracanã lotado, na lateral direita, com várias missões. Uma delas era anular Adriano. O Imperador estreava com a camisa rubro-negra em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Manoel evoluiu de formar consistente. Em 2012, entrou para a seleção do Campeonato Paranaense. No mesmo ano, foi eleito o melhor zagueiro da Série B. Na temporada seguinte faturou o prêmio Craque do Brasileirão no primeiro dos dois títulos seguidos do Cruzeiro.

A torcida do Corinthians espera que Manoel seja o novo xerife da defesa do Corinthians. Ele tem esse perfil. O beque foi o capitão do Furacão na temporada de 2012 — campanha em que o time voltou à Série A. Versátil, atua como lateral, zagueiro e até centroavante. Fez esse papel uma vez no Atlético-PR sob o comando do técnico Juan Ramon Carrasco.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF