Modric, um dos maestros da Croácia e do Real Madrid. Foto: AFP
Croácia. Tá aí uma seleção que não treme em repescagens. Pelo menos até a bola rolar para o duelo com a Grécia nesta quinta-feira, no início do mata-mata por uma vaga para a Copa do Mundo de 2018. Desde a desintegração da Iugoslávia e a independência do país em 1991, a equipe nacional disputou quatro repescagens e foi aprovada em todas elas.
Terceira colocada na Copa da França em 1998, a Croácia precisou da repescagem em 1997. Desbancou a Ucrânia por 3 x 1 no mata-mata e avançou. Nas Eliminatórias para o Mundial de 2014, a vítima foi a Islândia, com triunfo por 2 x 0 no placar agregado.
O aproveitamento também é espantoso na Eurocopa. Passou pela Eslovênia nas Eliminatórias para o torneio continental de 2004 — empate por 1 x 1 na ida e vitória por 1 x 0 na volta. Na seletiva para 2012, o triunfo foi sobre a Turquia, uma goleada por 3 x 0.
O adversário na repescagem para a Copa de 2018 é mais pesado do que nas outras quatro disputas. A Grécia tem no currículo o título da Eurocopa de 2004. No papel, a Croácia é favorita. O elenco tem dois meias titulares no Real Madrid e no Barcelona — Modric e Rakitic. O time ainda tem Lovren (Liverpool), Perisic (Internazionale), Kalinic (Milan) e o baita centroavante Mandzukic (Juventus).
Presidente da Federação Croata, o artilheiro da Copa de 1998, Davor Suker, assumiu o risco de demitir o treinador Ante Cacic antes da repescagem e trocá-lo por Zlatko Dalic. Nos bastidores, há um burburinho de que o italiano Carlo Ancelotti pode assumir a seleção em caso de sucesso diante da Grécia. Se o retrospecto em repescagens prevalecer, Carletto está empregado.
DESEMPENHO CROATA NAS REPESCAGENS
» Eliminatórias Copa 1998
» Eliminatórias Eurocopa 2004
» Eliminatórias Eurocopa 2012
» Eliminatórias Copa 2014
O Vasco erra muito no ataque ao mercado, mas de vez em quando acerta…
Dorival Júnior não se limita à leitura tática. Aprecia livros e não abre mão…
Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…
O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei…
Possíveis adversários em campo neste domingo na Supercopa Rei, às 16h, no Estádio Mané…
Tite lembra o músico de instrumento de sopro que perdeu a embocadura. O Cruzeiro é…