Maior artilheiro das Eliminatórias com 41 gols, CR7 está a 52 do milésimo. Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP
Quando o espanhol Roberto Martínez assumiu Portugal no lugar de Fernando Santos depois da Copa de 2022, as projeções eram do afastamento gradativo de Cristiano Ronaldo da seleção. O aborrecimento com a reserva no Catar, a idade e a saída do futebol europeu para trabalhar na Arábia Saudita formavam o combo perfeito para as especulações.
A 239 dias da Copa, o jogador eleito cinco vezes melhor do mundo segue intocável na escalação de Portugal por dois motivos: ele se garante e comprou as ideias de Martínez. Quem uma prova disso? Cristiano Ronaldo acumula 25 gols em 29 jogos desde a posse do treinador depois da eliminação lusitana nas quartas de final contra Marrocos.
Portugal acumula 34 jogos sob o comando de Roberto Martínez. Cristiano Ronaldo esteve em campo em 29. Tem noção? CR7 disputou 85,2% dos jogos neste ciclo. O comprometimento com a camisa da seleção impressiona.
Cristiano Ronaldo balançou a rede duas vezes no empate de Portugal por 2 x 2 com a Hungria nesta terça-feira, no Estádio José Alvalade. Ele não classificou o país para a Copa por cauda do gol de empate da Hungria no fim da partida. É preciso esperar até novembro.
Portugal jamais ficou fora da Copa e da Euro na era Cristiano Ronaldo. Não será dessa vez. Os patrícios lideram o Grupo F com 10 pontos contra 5 da vice, Hungria. Falta um ponto em dois jogos. Um contra a Irlanda, em Dublin, e o outro em casa, diante da Armênia.
O craque fecha a Data Fifa com 948 gols na carreira. A contagem regressiva para o milésimo está encurtando. Faltam 52. Cristiano Ronaldo dá aula de longevidade, profissionalismo e colabora no combate ao etarismo. Cuida do corpo, da mente e do coração. Ama o futebol como se não houvesse amanhã e merece encerrar a carreira com o título inédito da Copa.
A sorte sorriu para Lionel Messi em 2022. Quem sabe o destino não reservou o mesmo desfecho nas cenas do próximo capítulo. Por enquanto, curtamos Cristiano Ronaldo!
Maiores artilheiros na história das Eliminatórias
- Cristiano Ronaldo (Portugal) – 41 gols em 51 jogos
Carlos Ruiz (Guatemala) – 39 gols em 47 jogos
Lionel Messi (Argentina) – 36 gols em 72 jogos
Ali Daei (Irã) – 35 gols em 47 jogos
Robert Lewandowski (Polônia) – 33 gols em 42 jogos
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf


