Cristiano CR7: média de 0,74 gol por jogo na temporada 2016/2017. Foto: Divulgação/Real Madrid

Cristiano Ronaldo amarga pior média de gols em oito temporadas no Real Madrid

Publicado em Esporte

A quatro gols do centésimo na história da Champions League, Cristiano Ronaldo vive o seu pior momento com a camisa do Real Madrid. Depois de levar o clube ao 11º título continental na temporada passada, de conquistar a Eurocopa à frente de Portugal e faturar o prêmio de melhor jogador do mundo pela quarta vez, o gajo amarga sua pior média de gols em oito temporadas no clube merengue.

O português chega ao duelo desta quarta-feira contra o Bayern, na Allianz Arena, em Munique, com 26 gols em 35 jogos — média de 0,74. Antes de 2016/2017, o pior desempenho de Cristiano Ronaldo havia sido justamente na primeira: 0,94. Ainda assim, o craque esteve próximo da média de um por jogo. Nas últimas cinco temporadas, Cristiano Ronaldo sempre terminou com no mínimo um gol por partida.

A seca de Cristiano Ronaldo é tamanha que completou um mês nesta terça-feira. A última vez que o craque balançou a rede pelo Real Madrid foi em 12 de março, na vitória do time comandado por Zinedine Zidane sobre o Bétis por 2 x 1, pelo Campeonato Espanhol. Depois disso, Cristiano Ronaldo passou em branco contra Athletic Bilbao, Alavés e Atlético de Madri. O atacante fez dois gols pela seleção de Portugal nas Eliminatórias, contra a Hungria, e outro diante da Suécia, em um amistoso, mas o questionamento pesado é no Real Madrid.

A impressão que se tem é que Cristiano Ronaldo está fazendo hora extra no Real Madrid. Dá pinta de que chegou ao limite. Em primeiro lugar, ele está com 32 anos. A mobilidade não é mais a mesma. No início da temporada, Zidane tentou transformá-lo em um falso 9. Insistiu bastante para aproveitá-lo como homem de referência, obrigando até mesmo Benzema a sair da área, a buscar jogo, a se deslocar pelas pontas, a jogar em função de Cristiano Ronaldo, a ser mais ou menos o que Evair era em 1997, quando Edmundo teve o seu melhor desempenho na história do Campeonato Brasileiro, marcando 29 gols.

As provas de que Cristiano Ronaldo não vai bem são várias. A começar pela artilharia da Champions League. O lusitano tem apenas dois gols em oito partidas nesta temporada. Uma vergonha para quem tem no currículo a fama de ser o maior goleador do torneio em um edição e o recordista de bolas na rede no torneio, com 96 (média de 0,69).

Cristiano Ronaldo também vai mal no Campeonato Espanhol. Para o padrão de qualidade dele, fez apenas 19 gols no Campeonato Espanhol. Lionel Messi contabiliza 27. Luis Suárez, 24.

A contragosto, Cristiano Ronaldo tem entrado no rodízio de Zidane, descansado bastante para ter energia de sobra em partidas como a de hoje contra o Bayern de Munique.
Portanto, não é por acaso que o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, estuda desembolsar até 100 milhões de euros para contratar o francês Griezmann e transformar a marca CR7 em GR7. O ídolo do arquirrival Atlético de Madri é o sonho de consumo para substituir Cristiano Ronaldo no Real.

Como Cristiano Ronaldo costuma virar o bicho em duelos com o Bayern de Munique — são quatro gols em dois confrontos — temos que respeitar Cristiano Ronaldo nas quartas de final. Mas que está parecendo que já deu, isso tá. Tomara que eu esteja errado.