Fábio Carille chega ao título brasileiro com 44 anos. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O Corinthians pode conquistar nesta quarta-feira seu décimo título nacional de ponta — é hexacampeão no Campeonato Brasileiro e tricampeão na Copa do Brasil — sob o comando de um auxiliar que virou técnico e deu certo. Aos 44 anos, Fábio Carille tem tudo para brindar o clube paulista com o heptacampeonato antecipado na Série A no duelo contra o Fluminense, em Itaquera. Ele igualaria os feitos de Eduardo Amorim, campeão da Copa do Brasil em 1995; e Oswaldo de Oliveira, protagonista do tri na Série A de 1999.
Dos 10 títulos nacionais de ponta do Corinthians, ou seja, sem contar a Série B de 2008, dois tiveram o dedo de ex-assistentes. Na temporada de 1995, Eduardo Amorim herdou a prancheta de Mário Sérgio Ponte de Paiva. No ano anterior, chegou a assumir o Timão interinamente antes da chegada de Carlos Alberto Silva. Quando foi efetivado, levou o alvinegro ao título inédito da Copa do Brasil de 1995. Derrotou o Grêmio na finalíssima. Antes, levou o time à conquista do Campeonato Paulista diante do arquirrival Palmeiras.
Em entrevista recente ao site da Gazeta Esportiva, Eduardo Amorim recordou as dificuldades para convencer a diretoria e a torcida de que tinha capacidade para comandar o Corinthians. “Teve contestação no início, no meio e lá na reta final da Copa do Brasil teve uma pressão muito grande. No clube, o pessoal falava: ‘Ele não tem experiência para chegar à final da Copa do Brasil’. Teve esse zum-zum-zum, e eu fiquei sabendo. Era antes da semifinal da Copa do Brasil. Cheguei para os jogadores e falei que precisávamos ganhar. Fomos ao Rio, ganhamos do Vasco por 1 x 0, voltamos e goleamos por 5 x 0. Foi aí que me respeitaram. Já tinha feito algumas coisas, mas isso eu ouvi na época, não entendia por que e tive de lidar. Como sempre, tem que ganhar e convencer, ganhar jogo grande”, disse o mineiro de Montes Claros.
Campeão brasileiro em 1998 como auxiliar de Vanderlei Luxemburgo, Oswaldo de Oliveira assumiu o Corinthians em 1999 depois que o mestre passou a trabalhar exclusivamente na Seleção Brasileira. Deu certo. Efetivado, conquistou o Campeonato Paulista e o Brasileirão no mesmo ano. No Estadual, superou o Palmeiras. Na Série A, bateu o Atlético-MG. No início do ano 2000, conquistou o primeiro Mundial de Clubes da Fifa ao bater o Vasco na decisão.
O desempenho de Fábio Carille em 2017 lembra as trajetórias de Eduardo Amorim e de Oswaldo de Oliveira. O atual comandante do Corinthians tinha apenas quatro jogos de experiência quando foi efetivado no cargo. Dois antes da chegada de Tite em 2010 e outros dois antes da contratação de Cristóvão Borges. Era o plano D da diretoria no início desta temporada. O clube sonhou com Reinaldo Rueda, Guto Ferreira e Dorival Júnior. Ouviu não de todos eles e aí, sim, o presidente Roberto de Andrade valorizou a solução caseira.
Fábio Carille conquistou o Campeonato Paulista em cima da Ponte Preta. Foi o mentor da melhor campanha de um time em um turno do Campeonato Brasileiro ao concluir a primeira metade da Série A de forma invicta e com exibições de gala, como aquela vitória por 2 x 0 sobre o Palmeiras, no Allianz Parque. Nesta quarta-feira, o discípulo de Mano Menezes e de Tite tem tudo para provar, mais uma vez, que está saindo definitivamente da sombra de dois dos melhores técnicos do futebol brasileiro. É mais um auxiliar que virou técnico. E deu certo!
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…