Brasília é a terceira cidade com mais jogadores inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. a pesquisa na identidade dos atletas na Copinha é da Federação Paulista de Futebol.
De acordo com o censo da entidade, dos 4.564 matriculados no mais tradicional torneio de base do Brasil, 129 apontam a capital do país como local de nascimento.
O Distrito Federal tem quatro times na Copinha pela primeira vez na história do torneio: Real Brasília, Canaã, Sobradinho e Brasiliense ajudam a catapultar a estatística.
São Paulo ocupa o primeiro lugar no ranking com 482 promessas. O Rio de Janeiro é o segundo com 259 entre 1.003 municípios nacionais ou do exterior.
Entre as 26 unidades da federação, a liderança é de São Paulo. O Estado ostenta 1.599 inscritos. O Rio de Janeiro é o segundo com 448 e Minas Gerais ocupa o terceiro com 263.
A Copa São Paulo de Futebol Júnior também atrai jogadores nascidos fora do país. São 24 nações representadas, inclusive de fora da América do Sul.
Os Estados Unidos e Gana têm três cada. Burkina Faso, Congo, Guiné, Haiti, Itália, Jamaica, Japão, Marrocos, Itália, Nigéria Portugal, Sérvia e Ucrânia constam na relação dos 52 jogadores estrangeiros.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

