CBPFOT270820180886 Mané Garrincha recebeu o futebol feminino nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Ed Alves/CB/D.A Press Mané Garrincha recebeu o futebol feminino nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Ed Alves/CB/D.A Press

Copa do Mundo Feminina: Brasília receberá inspeção da Fifa nesta quarta

Publicado em Esporte

Brasília será a segunda cidade inspecionada pela Fifa na visita a quatro dos 10 destinos brasileiros recomendados a receber a Copa do Mundo Feminina de 2027. Depois de iniciar a passagem pelo país no Rio de Janeiro nessa terça-feira, a comitiva liderada pela neozelandesa Sarai Bareman desembarcará na capital do país na manhã desta quarta-feira e cumprirá agenda durante o dia inteiro na cidade. Uma delas em um encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em um lanche oferecido no Palácio do Planalto. Do Distrito Federal, elas irão a Salvador e encerrarão a turnê em Pernambuco. Outras seis pré-sedes constam na candidatura verde-amarela: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Cuiabá e Fortaleza. O mínimo de 10 indicações é uma exigência da Fifa.

 

O blog apurou que a diretora-chefe de futebol feminina e outras 10 delegadas irão até a Arena BRB Mané Garrincha. Palco da abertura da Copa das Confederações em 2013, de sete jogos da Copa do Mundo em 2014, de 10 partidas nos torneios masculino e feminino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e de oito da Copa América em 2021, o estádio é certo na Copa se a candidatura brasileira superar as concorrências dos parceiros Estados e México; e do combo europeu formado por Alemanha, Bélgica e Holanda. Os demais candidatos a receber o evento também serão visitados na sequência. O país sede será anunciado pela entidade máxima do futebol em 17 de maio, na Tailândia.

 

Em Brasília, os inspetores almoçarão no Mané Garrincha, onde assistirão a uma apresentação, e na sequência irão até o Palácio do Planalto para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O convite partiu do Palácio do Planalto e não estava no roteiro. Lula é o principal entusiasta da Copa no Brasil. Depois de trazer os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014, ele quer o torneio no país. Antes do Mundial Feminino no ano passado, bateu bola com as jogadoras da Seleção no gramado do Mané Garrincha em uma propaganda do desejo de abrigar o evento.

 

Do Palácio do Planalto, a comitiva avaliará a rede hoteleira do Distrito Federal. O Royal Tulip Brasília Alvorada, o B Hotel e a rede Mercure são algumas das hospedagens na lista dos observadores da Fifa. Depois da passagem pelas instalações, a visita terminará no Centro de Treinamento do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul.

 

A visita ao DF é praticamente protocolar. Além da Copa do Mundo, Copa das Confederações e dos Jogos Olímpicos, a cidade abriu recentemente uma final da Recopa Sul-Americana, jogos do Flamengo na Libertadores e do Santos na Copa Sul-Americana, ou seja, eventos de ponta realizados pela Fifa, Confederação Sul-Americana de Futebol e Comitê Olímpico Internacional.

 

A candidatura do Brasil a sede da Copa do Mundo Feminina 2027 é liderada por Valesca Araújo, responsável pelo planejamento de infraestrutura e operações do evento; Jaqueline Barros, responsável pela articulação com os governos; e Manuela Biz, consultora de Comunicação.

 

“A gente não precisa investir, a gente não precisa construir, a gente já tem um país praticamente pronto para receber uma Copa do Mundo. Temos equipes de trabalho prontas para executar a Copa do Mundo. E a gente tem uma população apaixonada por futebol, um monte de meninas que amam o futebol feminino e que gostariam de ter esse espaço, essa oportunidade”, afirmou ao site da CBF Valesca Araújo, executiva responsável pela candidatura.

 

O presidente da CBF também falou em entrevista à CBF sobre a inspeção. “Ë um orgulho receber a delegação da Fifa em nosso país. Nestes dias, vamos mostrar em detalhes o projeto brasileiro para receber a Copa do Mundo de 2027. Tenho a certeza que faremos o melhor Mundial Feminino da história”, comentou Ednaldo Rodrigues.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf