A Fifa revelou nesta quarta-feira as mascotes da Copa do Mundo de 2026, de 11 de junho a 19 de julho, no Canadá, nos Estados Unidos e no México. Pela segunda vez em quase 100 anos de torneio, serão três. Cada um representando uma nação anfitriã da primeira edição com 48 seleções: Maple (Canadá), Zayu (México) e Clutch (EUA). A edição de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, teve Ato, Kaz e Nik.
“A equipe de 2026 acaba de ficar maior – e mais divertida! Maple, Zayu e Clutch estão cheios de alegria, energia e espírito de união, assim como a própria Copa do Mundo da FIFA”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
As três mascotes são fundamentais para a atmosfera incrível e divertida que estamos criando para este torneio revolucionário. Eles conquistarão corações e provocarão celebrações em toda a América do Norte e em todo o mundo. Já posso imaginá-los em camisas infantis, lendas do futebol e — em outra estreia neste torneio — estrelando videogames jogados por milhões em todo o mundo”, acrescenta o dirigente.
Há novidades. Maple, Zayu e Clutch são as primeiras mascotes jogáveis, ou seja, serão um game, no novo título licenciado pela Fifa Heroes, que será lançado em 2026. Segundo a entidade, o jogo faz parte do crescente portfólio sob o guarda-chuva da FIFAe, com o objetivo de tornar o futebol digital acessível a mais fãs. De acordo com a organização, Maple, Zayu e Clutch estarão em todos os lugares — dando as boas-vindas ao mundo, inspirando jovens fãs e torcendo pela ação durante o torneio. Os fãs poderão comprar camisetas das mascotes e outras mercadorias na FIFAStore.com.
Conheça as três mascotes
» Maple the Moose (Alce)
Nasceu para vagar, viajando por todas as províncias e territórios do Canadá enquanto se conectava com as pessoas e abraçava a rica cultura do país. Um artista amante do estilo de rua, entusiasta da música e goleiro dedicado, Maple encontrou um propósito por meio da criatividade, resiliência e individualidade sem remorso. Com um talento especial para fazer defesas lendárias e um coração cheio de força e liderança, Maple combina histórias intermináveis e talento imparável.
» Zayu, a onça-pintada
A onça-pintada das selvas do sul do México, incorpora a rica herança e o espírito vibrante do país. Com um nome inspirado na união, força e alegria, Zayu se transforma em campo como atacante, mostrando engenhosidade e agilidade excepcionais que intimidam os defensores. Fora do campo, Zayu abraça a cultura mexicana por meio da dança, comida e tradição, unindo pessoas além das fronteiras com paixão. Mais do que um atleta, Zayu é um símbolo de celebração e conexão cultural, carregando o coração do México com orgulho.
» Clutch the Bald Eagle (águia da cabeça branca)
Tem uma sede insaciável de aventura, voando pelos Estados Unidos e abraçando todas as culturas, jogos e momentos com curiosidade e otimismo sem limites. Destemido em campo e edificante fora dele, Clutch lidera pela ação – reunindo companheiros de equipe, levantando o ânimo e transformando cada desafio em uma oportunidade de subir mais alto. Uma faísca social e fanática por esportes, Clutch, como todos os grandes meio-campistas, une as pessoas onde quer que vão provando que o verdadeiro voo é sobre propósito, paixão e jogo.
Mascotes da Copa
- 1966: Willie (Inglaterra)
- 1970: Juanito (México)
- 1974: Tip e Tap (Alemanha Ocidental)
- 1978: Gauchito (Argentina)
- 1982: Naranjito (Espanha)
- 1986: Pique (México)
- 1990: Ciao (Itália)
- 1994: Striker (EUA)
- 1998: Footix (França)
- 2002: Ato, Kaz e Nik (Japão e Coreia do Sul)
- 2006: Goleo VI e Pille (Alemanha)
- 2010: Zakumi (África do Sul)
- 2014: Fuleco (Brasil)
- 2018: Zabivaka (Rússia)
- 2022: La’eeb (Catar)
- 2026: Maple, Zayu e Clutch (Canadá, México e EUA)
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

