Dorival Dorival Júnior é um dos três campeões da Copa do Brasil. Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Copa do Brasil pode ter três técnicos campeões nas semifinais

Publicado em Esporte

Os oito clubes candidatos ao título da Copa do Brasil já foram campeões do torneio, mas a próxima fase pode ter uma outra curiosidade no que diz respeito aos treinadores: as semifinais podem ter três técnicos que exibem no currículo o título da segunda competição nacional mais importante do país. Basta que Cruzeiro, Grêmio e Santos avancem nos duelos de volta das quartas de final marcados para a noite de hoje.

Campeão em 2008 à frente do Fluminense, Renato Gaúcho tenta levar o Grêmio às semifinais diante do Palmeiras, de Cuca. Na partida de ida, o tricolor gaúcho venceu por 2 x 1. Ou seja, empate garante a presença do Imortal na próxima fase. Ao Palmeiras, resta fazer, por exemplo, 1 x 0, para manter o sonho de Cuca de faturar o título inédito na carreira.

Dorival Júnior levou o Santos à glória na Copa do Brasil em 2010. Seis anos depois, espera repetir a dose. O alvinegro praiano chega ao Beira-Rio com uma vantagem de 2 x 1 construída na Vila Belmiro. A situação é idêntica à de Grêmio e Palmeiras. Empate classifica o Peixe. O placar de 1 x 0 serve para o Inter, mas 2 x 1, por exemplo, força a disputa por pênaltis.

O outro treinador na rota de mais um título da Copa do Brasil é Mano Menezes. Em 2009, o atual comandante do Cruzeiro levou o Corinthians ao título em cima do Internacional. Nesta quarta, é inimigo. Em desvantagem, Mano começa a partida no Mineirão em desvantagem. Na ida, perdeu por 2 x 1 para o Corinthians no Itaquerão, em São Paulo. \

O único duelo que não tem técnico campeão da Copa do Brasil é Atlético-MG x Juventude. Marcelo Oliveira foi vice-campeão pelo Cruzeiro em 2014. Antônio Carlos também busca a primeira conquista na Copa do Brasil.