trofeu Torneio teve três finais estaduais: Flamengo x Vasco, Atlético-MG x Cruzeiro e Palmeiras x Santos. Foto: CBF Torneio teve três finais estaduais: Flamengo x Vasco, Atlético-MG x Cruzeiro e Palmeiras x Santos. Foto: CBF

Copa do Brasil pode ter quarta final entre times do mesmo Estado em 32 edições

Publicado em Esporte

O país pode testemunhar a quarta decisão de Copa do Brasil do século entre times do mesmo Estado. Isso só depende das performances dos arquirrivais Palmeiras e São Paulo nos confrontos de volta desta quarta-feira contra América-MG e Grêmio, respectivamente.

São três finais estaduais em 31 edições. A primeira delas entre Flamengo e Vasco, em 2006. Demorou 18 anos para acontecer. O time rubro-negro ganhou o título por 3 x 0 no agregado.

Atlético-MG e Cruzeiro repetiram o feito oito anos depois. A decisão mineira de 2014 terminou com título do Galo por 3 x 0 no período em que o time celeste foi bicampeão do Brasileirão.

Na edição seguinte, os paulistas chegaram à final da Copa do Brasil com Palmeiras e Santos. Empate por 2 x 2 no agregado e a primeira decisão por pênaltis. O alviverde conquistou a taça.

As últimas três edições quase tiveram decisões estaduais.

Em 2016, havia oportunidade de uma decisão gaúcha ou mineira na Copa do Brasil. No fim das contas, o Grêmio eliminou o Cruzeiro; e o Atlético-MG desbancou o Internacional.

Há dois anos, Corinthians e Palmeiras poderiam ter sido finalistas, mas o alviverde caiu nas semifinais contra o Cruzeiro. O Timão bateu o Flamengo, mas perdeu a final para a Raposa.

A expectativa no ano passado era por um inédito Gre-Nal na decisão da Copa do Brasil. Porém, o tricolor gaúcho caiu diante do Athletico-PR e o Internacional eliminou o Cruzeiro.

A quarta decisão estadual da Copa do Brasil — segunda entre paulistas — não é fácil. O São Paulo entra em campo nesta quarta perdendo por 1 x 0 para o Grêmio. Logo, precisa, no mínimo, devolver o placar para forçar os pênaltis, ou de dois gols de diferença para ir à final.

O Palmeiras não fez prevalecer o mando de campo na partida de ida contra o América-MG. O duelo está empatado por 1 x 1. Quem vencer avança à decisão. Nova igualdade, pênaltis.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf