Cruzeiro 2017 Cruzeiro de 2017 é o último campeão da Copa do Brasil que iniciou a campanha na primeira fase. Foto: CBF Cruzeiro de 2017 é o último campeão que disputou o torneio desde 2017. Foto: CBF

Copa do Brasil não tem campeão de ponta a ponta desde 2017: 5 times podem quebrar o tabu

Publicado em Esporte

A Copa do Brasil não tem um campeão de ponta a ponta, ou seja, que começou a campanha lá atrás, roendo o osso nos perrengues da primeira fase, até a final, desde 2017. À época, o Cruzeiro estreou contra o Volta Redonda, no Rio; foi ao Pará duelar com o São Francisco; encarou o Murici, em Alagoas; e depois foi passando por Chapecoense, Palmeiras, Grêmio e o Flamengo na decisão.

 

De 2018 para cá, a Copa do Brasil tem sido conquistada por clubes que pegam atalho, ou seja, entram em etapas mais adiantadas, na “hora do filé”. Um privilégio, por exemplo, de times classificados para a Libertadores. As últimas cinco edições do mata-mata nacional foram para a sala de troféus de clubes beneficiados com vagas a partir das oitavas ou da terceira fase. O mesmo Cruzeiro (2018), além de Athletico-PR (2019), Palmeiras (2020), Atlético-MG (2021) e Flamengo (2022) escaparam dos perrengues das fases mais duras do torneio na rota do título.

 

Doze clubes tiveram direito a atalho na Copa do Brasil deste ano: os classificados para a Libertadores, os campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B e o nono colocado no Campeonato Brasileiro. Onze deles entraram na terceira fase e se classificaram para as oitavas: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, Sport, Cruzeiro e São Paulo. O Paysandu é o único da turma que não aproveitou o benefício. O time paraense foi eliminado por 6 x 0 pelo Fluminense no placar agregado.

 

Dos 16 remanescentes na Copa do Brasil, quatro estão na luta desde o início da competição: América-MG, Bahia, Botafogo, Grêmio e Santos. Estes são os candidatos a quebrar o tabu de seis anos e repetir o feito do Cruzeiro de 2017, ou seja, conquistar o título de ponta a ponta.

 

A tendência, no entanto, é o favoritismo da turma da Libertadores. As semifinais da temporada passada, por exemplo, reuniram três deles: Flamengo, Fluminense e Corinthians. O único “intruso” foi o São Paulo. O tricolor paulista iniciou a disputa na primeira fase e foi avançando até figurar entre os quatro melhores do mata-mata nacional. De 2018 para cá, o campeão tem sido um representante do bloco de atalho, especialmente times da Libertadores.

 

Classificados para as oitavas de final

» 5 disputam desde o início

América-MG

Bahia

Botafogo

Grêmio

Santos

» 11 entraram na terceira fase e avançaram

Flamengo

Palmeiras

Internacional

Fluminense

Corinthians

Athletico-PR

Atlético-MG

Fortaleza

Sport

Cruzeiro

São Paulo

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf