As oitavas de final da Copa do Brasil terão duelos de altíssimo nível não somente pela presença de 15 times da Série A e um da B, mas devido ao histórico dos remanescentes na caça ao título. Apenas um time jamais alcançou as semifinais do mata-mata nacional: o Bahia. Os outros figuraram pelo menos uma vez entre os quatro melhores. Cinco almejam o título inédito: América-MG, Bahia, Botafogo, Fortaleza e São Paulo. A seguir, tem análise, estatísticas, curiosidades, o histórico dos confrontos e alguns palpites. Sou ruim nisso, vou logo avisando, mas vale a tentativa de adivinhar o futuro com minha bola de cristal.
América-MG x Internacional
Duelaram nas semifinais de 2020 da Copa do Brasil. O América-MG venceu por 1 x 0 no Independência, em Belo Horizonte. O time colorado devolveu o placar na volta e forçou a disputa por pênaltis. O Coelhou triunfou por 6 x 5. Vágner Mancini comandava o time mineiro. Ele duelará com Mano Menezes, o segundo maior colecionador de títulos do torneio com três taças. Só fica atrás do recordista Luiz Felipe Scolari, tetracampeão.
Ida: Independência, em Belo Horizonte
Volta: Beira-Rio, em Porto Alegre
Palpite do blog: Internacional
Sport x São Paulo
Confronto inédito na Copa do Brasil. O último mata-mata entre os dois clubes aconteceu na extinta Copa dos Campeões de 2001. O tricolor paulista fez 9 x 2 no placar agregado. O duelo mais acirrado rolou na semifinal de 2000. O São Paulo ganhou por 2 x 1 na ida, mas foi superado por 3 x 1 na volta. O Leão da Ilha decidiu o título contra o Palmeiras.
Ida: Ilha do Retiro, no Recife
Volta: Morumbi, em São Paulo
Palpite do blog: Sport
Athletico-PR x Botafogo
Vice-campeão em 1999, o Botafogo teve de passar pelo Athletico-PR nas quartas de final. Venceu por 2 x 1 no Rio de Janeiro, perdeu pelo mesmo placar na volta e avançou nos pênaltis ao eliminar o Furacão por 4 x 1. O Glorioso ainda superaria o Palmeiras nas semifinais antes de perder o título para o Juventude-RS dentro do Maracanã.
Ida: Arena da Baixada, em Curitiba
Volta: Nilton Santos, no Rio
Palpite do blog: Athletico-PR
Flamengo x Fluminense
Jamais se enfrentaram na Copa do Brasil. O último mata-mata entre os dois times em um torneio nacional ou internacional aconteceu nas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2017. O time rubro-negro avançou por 4 x 3 no placar agregado das quartas de final. Em 2009, o tricolor desbancou o rubro-negro na etapa nacional. O Flu foi vice daquela edição.
Ida e volta: Maracanã, no Rio
Palpite: Fluminense
Santos x Bahia
Em 1998, o Santos despachou o Bahia por 8 x 5 no placar agregado das oitavas de final da Copa do Brasil. Em 2001, o tricolor ganhou os dois confrontos por 2 x 0 pela segunda fase da competição continental. O terceiro round é uma espécie de tira-teima entre os dois times. O Bahia jamais foi além das quartas de final. O Peixe busca o bi depois do título de 2010.
Ida: Vila Belmiro, em Santos
Volta: Arena Fonte Nova, em Salvador
Palpite do blog: Santos
Palmeiras x Fortaleza
Mais um confronto inédito na Copa do Brasil, mas ambos decidiram um título com formato parecido em 1960. Considerada pela CBF a segunda decisão de título da história do Campeonato Brasileiro, a Taça Brasil foi decidida justamente por Fortaleza e Palmeiras. O time paulista venceu por 3 x 1 no Presidente Vargas e fez 8 x 2 na volta, no Pacaembu.
Ida: Allianz Parque, em São Paulo
Volta: Arena Castelão, em Fortaleza
Palpite do blog: Palmeiras
Atlético-MG x Corinthians
A última lembrança é das quarta de final de 2014. O Timão abriu 2 x 0 na Neo Química Arena. Na volta, o Galo inaugurou o mantra “eu acredito”, que marcaria a campanha do título, ao golear por 4 x 1 depois de sair atrás no placar. Nas oitavas de final de 1997, o Corinthians avançou graças ao gol marcado fora de casa no placar agregado de 1 x 1.
Ida: Mineirão ou Independência, em Belo Horizonte
Volta: Neo Química Arena, em São Paulo
Palpite do blog: Atlético-MG
Grêmio x Cruzeiro
Duelo entre os maiores vencedores da Copa do Brasil. A Raposa é recordista com seis. O tricolor gaúcho tem cinco. A maior lembrança é da final da Copa do Brasil de 1993. O Cruzeiro conquistou o título por 2 x 1. Em 2017, o Cruzeiro avançou nos pênaltis nas semifinais. Na edição anterior, o Grêmio se deu bem na mesma etapa do mata-mata.
Ida: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Volta: Mineirão ou Independência, em Belo Horizonte
Palpite do blog: Grêmio
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf