Copa do Brasil O sorteio desta terça colocou a dupla Fla-Flu em rota de colisão nas oitavas de final. Rafael Ribeiro/CBF O sorteio colocou a dupla Fla-Flu em rota de colisão nas oitavas de final. Rafael Ribeiro/CBF

Copa do Brasil: análise, estatísticas, curiosidades e o retrospecto dos duelos das oitavas de final

Publicado em Esporte

As oitavas de final da Copa do Brasil terão duelos de altíssimo nível não somente pela presença de 15 times da Série A e um da B, mas devido ao histórico dos remanescentes na caça ao título. Apenas um time jamais alcançou as semifinais do mata-mata nacional: o Bahia. Os outros figuraram pelo menos uma vez entre os quatro melhores. Cinco almejam o título inédito: América-MG, Bahia, Botafogo, Fortaleza e São Paulo. A seguir, tem análise, estatísticas, curiosidades, o histórico dos confrontos e alguns palpites. Sou ruim nisso, vou logo avisando, mas vale a tentativa de adivinhar o futuro com minha bola de cristal.

 

América-MG x Internacional
Duelaram nas semifinais de 2020 da Copa do Brasil. O América-MG venceu por 1 x 0 no Independência, em Belo Horizonte. O time colorado devolveu o placar na volta e forçou a disputa por pênaltis. O Coelhou triunfou por 6 x 5. Vágner Mancini comandava o time mineiro. Ele duelará com Mano Menezes, o segundo maior colecionador de títulos do torneio com três taças. Só fica atrás do recordista Luiz Felipe Scolari, tetracampeão.

Ida: Independência, em Belo Horizonte
Volta: Beira-Rio, em Porto Alegre
Palpite do blog: Internacional

 

Sport x São Paulo
Confronto inédito na Copa do Brasil. O último mata-mata entre os dois clubes aconteceu na extinta Copa dos Campeões de 2001. O tricolor paulista fez 9 x 2 no placar agregado. O duelo mais acirrado rolou na semifinal de 2000. O São Paulo ganhou por 2 x 1 na ida, mas foi superado por 3 x 1 na volta. O Leão da Ilha decidiu o título contra o Palmeiras.

Ida: Ilha do Retiro, no Recife
Volta: Morumbi, em São Paulo
Palpite do blog: Sport

 

Athletico-PR x Botafogo
Vice-campeão em 1999, o Botafogo teve de passar pelo Athletico-PR nas quartas de final. Venceu por 2 x 1 no Rio de Janeiro, perdeu pelo mesmo placar na volta e avançou nos pênaltis ao eliminar o Furacão por 4 x 1. O Glorioso ainda superaria o Palmeiras nas semifinais antes de perder o título para o Juventude-RS dentro do Maracanã.

Ida: Arena da Baixada, em Curitiba
Volta: Nilton Santos, no Rio
Palpite do blog: Athletico-PR

 

Flamengo x Fluminense
Jamais se enfrentaram na Copa do Brasil. O último mata-mata entre os dois times em um torneio nacional ou internacional aconteceu nas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2017. O time rubro-negro avançou por 4 x 3 no placar agregado das quartas de final. Em 2009, o tricolor desbancou o rubro-negro na etapa nacional. O Flu foi vice daquela edição.

Ida e volta: Maracanã, no Rio
Palpite: Fluminense

 

Santos x Bahia
Em 1998, o Santos despachou o Bahia por 8 x 5 no placar agregado das oitavas de final da Copa do Brasil. Em 2001, o tricolor ganhou os dois confrontos por 2 x 0 pela segunda fase da competição continental. O terceiro round é uma espécie de tira-teima entre os dois times. O Bahia jamais foi além das quartas de final. O Peixe busca o bi depois do título de 2010.

Ida: Vila Belmiro, em Santos
Volta: Arena Fonte Nova, em Salvador
Palpite do blog: Santos

 

Palmeiras x Fortaleza
Mais um confronto inédito na Copa do Brasil, mas ambos decidiram um título com formato parecido em 1960. Considerada pela CBF a segunda decisão de título da história do Campeonato Brasileiro, a Taça Brasil foi decidida justamente por Fortaleza e Palmeiras. O time paulista venceu por 3 x 1 no Presidente Vargas e fez 8 x 2 na volta, no Pacaembu.

Ida: Allianz Parque, em São Paulo
Volta: Arena Castelão, em Fortaleza
Palpite do blog: Palmeiras

 

Atlético-MG x Corinthians
A última lembrança é das quarta de final de 2014. O Timão abriu 2 x 0 na Neo Química Arena. Na volta, o Galo inaugurou o mantra “eu acredito”, que marcaria a campanha do título, ao golear por 4 x 1 depois de sair atrás no placar. Nas oitavas de final de 1997, o Corinthians avançou graças ao gol marcado fora de casa no placar agregado de 1 x 1.

Ida: Mineirão ou Independência, em Belo Horizonte
Volta: Neo Química Arena, em São Paulo
Palpite do blog: Atlético-MG

 

Grêmio x Cruzeiro
Duelo entre os maiores vencedores da Copa do Brasil. A Raposa é recordista com seis. O tricolor gaúcho tem cinco. A maior lembrança é da final da Copa do Brasil de 1993. O Cruzeiro conquistou o título por 2 x 1. Em 2017, o Cruzeiro avançou nos pênaltis nas semifinais. Na edição anterior, o Grêmio se deu bem na mesma etapa do mata-mata.

Ida: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Volta: Mineirão ou Independência, em Belo Horizonte
Palpite do blog: Grêmio

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf