Sorteio Copa do Brasil quartas de final Vasco, São Paulo, Bahia e Juventude iniciarão as quartas de final em casa. Foto: Rafael Ribeiro/CBF Vasco, São Paulo, Bahia e Juventude iniciarão as quartas de final em casa. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Copa do Brasil: Análise do sorteio e palpites para as quartas de final

Publicado em Esporte

As quartas de final da Copa do Brasil viraram uma espécie de Copa dos Campeões. Dos sete remanescentes na disputa pelo título, apenas um não estampa no currículo o segundo troféu mais importante do país. A exceção é o Bahia. O tricolor baiano terá de passar pelo atual vice-campeão Flamengo se quiser realizar o sonho da glória inédita.

 

O vencedor desse duelo medirá força com o Juventude, campeão da Copa do Brasil em 1999, ou o tricampeão Corinthians. O Timão venceu três edições do torneio em 1995 2002 e em 2009.

 

Do outro lado da chave, o Vasco tentará seguir trilhando o caminho do bi contra o Athletico-PR. O clube cruzmaltino foi campeão em 2011. O adversário nas quartas de final à época foi justamente o Furacão.

 

O sobrevivente avançará às semifinais contra o São Paulo, campeão inédito no ano passado conra o Flamengo, ou o Atlético-MG, vencedor do torneio na Triplete de 2021. A seguir, o blog apresenta o retrospecto, histórias e palpites para a próxima fase.

 

Vasco x Athletico-PR
Voltam a se encontrar nas quartas de final depois de 13 anos. Houve confronto nessa fase em 2011, quando o Vasco avançou devido aos gols marcados fora de casa e marchou rumo ao título inédito. Houve empate por 1 x 1 em São Januário e por 2 x 2 na Arena da Baixada. À época, gol fora de casa tinha peso maior. Os candidatos às semifinais também mediram forças em 1997. O Furacão prevaleceu nas oitavas de final. Interessantes duelos entr Fernandinho e Philippe Coutinho, ex-parceiros na Seleção e adversários na Premier League; e referências estrangeiras no comando do ataque. O argentino Vegetti no Vasco e o uruguaio Mastriani no lado rubro-negro. Os técnicos Rafael Paiva e Martin Varini eram auxiliares até pouco tempo.

Ida
São Januário (Rio)
Volta
Arena da Baixada (Curitiba)

Palpite do blog: Vasco

 

São Paulo x Atlético-MG
Não se encontravam na Copa do Brasil desde o ano 2000, quando disputaram as semifinais. O tricolor paulista ganhou por 3 x 0 no Morumbi, empatou por 3 x 3 no Mineirão e decidiu o titulo contra o Cruzeiro. Atual campeão do mata-mata nacional, o São Paulo tenta repetir o bicampeonato do Cruzeiro nas temporadas de 2017 e de 2018. Um técnico argentina estará nas sefimifinais. Resta saber se será Luis Zubeldia ou Gabriel Milito. Criticado no São Paulo, Igor Gomes terá um mata-mata contra o clube pelo qual se formou nas categorias de base.

Ida
Morumbi (São Paulo)
Volta
Arena MRV ou Mineirão (Belo Horizonte)

Palpite do blog: Atlético-MG

 

Os cruzamentos até a decisão do título do mata-mata nacional

 

Bahia x Flamengo
Em 1990, o primeiro título do Flamengo teve justamente o Bahia como adversários nas quartas de final. O time rubro-negro venceu no Rio por 1 x 0 e administrou empate por 1 x 1, em Salvador. O último encontro aconteceu nas oitavas de final de 2000. A equipe carioca empatou por 1 x 1 no Maracanã e venceu na Fonte Nova por 3 x 1. Campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2022, Everton Ribeiro estará do lado tricolor no mata-mata. Rogério Ceni era o técnico do Flamengo nos títulos do Brasileirão (2020), do Carioca (2021) e da Supercopa do Brasil (2021). Formado pelo Vitória, o zagueiro David Luiz reviverá os bons tempos de Ba-Vi, agora pelo rubro-negro carioca.
Ida
Arena Fonte Nova (Salvador)
Volta
Maracanã (Rio de Janeiro)

Palpite do blog: Flamengo

 

Juventude x Corinthians
Em 1997, o Timão avançou nas cobranças de pênalti por 5 x 3. O Timão havia vencido em Caxias do Sul por 2 x 0 e perdeu na capital paulista por 2 x 0. Dois anos depois o duelo foi pelas oitavas de final da Copa do Brasil e o time gaúcho prevaleceu. com o placar agregado de 3 x 0. Aquele resultado deu moral para o Juventude caminhar rumo ao titulo inédito da Copa do Brasil na decisão contra o Botafogo. Jair Ventura levo o Corinthians ao vice na edição de 2018. Dessa vez, o técnico estará sentado no banco de reservas do Juventude depois de eliminar o Fluminense nas oitavas de final.
Ida
Alfredo Jaconi (Caxias do Sul)
Volta
Neo Química Arena (São Paulo)

Palpite do blog: Corinthians

 

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf