A Copa América deixa um alerta importantíssimo a dois dos três anfitriões da Copa do Mindo de 2026. Eliminados na fase de grupos, Estados Unidos e México precisam melhorar muito em dois anos para evitarem fiascos dentro de casa.
Os EUA empataram com o Brasil e poderiam até ter vencido o amistoso em Orlando antes do início da Copa América. No entanto, aquela exibição foi enganosa. A seleção da casa deixa o torneio com uma vitoria. Derrotou a frágil Bolivia na estreia, perdeu para o Panamá e não resistiu no duelo mais difícil contra o Uruguai.
Não basta ostentar a Major League Soccer, empregar o púnico jogador eleito oito vezes melhor domando Lionel Messi e jogar na cara da sociedade arenas high tech. Os fãs do soccer no país querem diversão, arte, entretenimento e uma seleção capaz de representá-la. Dar adeus na fase de grupos concorrendo com o Panamá e a Bolívia pela segunda vaga é assustador.
Horripilante também é o desempenho de México. A seleção azteca já foi finalista da Copa América duas vezes, em 1993, no Equador, e na edição de 2001, na Colômbia. Amargou o vice contra a Argentina e a Colômbia, respectivamente. O nível caiu absurdamente. O México sequer foi além da primeira fase concorrendo com Equador, Venezuela e Jamaica.
As melhores campanhas do México na história da Copa do Mundo foram em casa. Alcançou as quartas em 1970 e em 1986. Difícil acreditar na repetição desses desempenhos em 2026 na primeira versão com 48 seleções. A Liga MX costuma empregar bons técnicos. Talvez seja o momento de trocar Jaime Lozano por um deles. O brasileiro André Jardine, por exemplo, brilha no popular América do México.
O Canadá é o único dos três países sede da Copa de 2026 classificado para as quartas de final. Avançou em uma chave contra a atual campeã mundial e sul-americana Argentina, o Chile e o Peru. Mais uma demonstração de evolução de quem voltou a disputar o Mundial em 2022 depois de 36 anos. É possível sonhar com a semifinal no duelo equilibrado contra a Venezuela nas quartas de final. Na sequência, um provável reencontro com a Argentina na semi. O horizonte do Canadá parece menos ruim do que o dos parceiros EUA e México.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…