John Textor O futebol do Botafogo empolgou o dono John Textor, no Nilton Santos. Foto: Foto: Vitor Silva/Botafogo O Botafogo levou o dono John Textor à loucura, no Nilton Santos. Foto: Foto: Vitor Silva/Botafogo

Conversa de botequim: 10 pitacos sobre o que rolou no futebol brasileiro no fim de semana

Publicado em Esporte

Novos ricos…

A turma da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) mandou recados neste fim de semana nas duas principais divisões do país. O Botafogo, de John Textor, está no G-4 da Série A. O Cruzeiro, de Ronaldo Fenômeno, lidera a Série B. O Vasco, em negociações aceleradas com a 777 Partners, figura entre os quatro. Não é mera coincidência. São projetos dando indicativos de que estão entrando nos trilhos.

 

…velhos endividados

Como não há lógica no futebol brasileiro, três dos clubes mais quebrados do país ocupam as primeiras posições da Série A. Corinthians, Atlético-MG e São Paulo têm débitos astronômicos, mas vão se fingindo de “ricos” enquanto cola. Qual seria a situação dos três se houvesse Fair Play Financeiro? A turma da Liga foge desse tema. Prefere quebrar o pau por cotas de televisão.

 

Selecionáveis

Dois ex-técnicos da Seleção iniciaram trabalhos recentes e precisam sair debaixo da tabela. O Inter, de Mano Menezes, está em 11° lugar. O Athletico-PR, de Luiz Felipe Scolari, é o 15°. A pior situação é a de Paulo Sousa. O ex-comandante da Polônia poderia estar contando os dias para a Copa do Mundo, mas comanda um Flamengo que está uma posição à frente do Z-4.

 

Vivendo perigosamente

Ceará e Fortaleza são as duas referências recentes do futebol nordestino, mas precisam engrenar urgentemente nesta Série A. Ambos estão de mãos dadas na zona de rebaixamento. A campanha mais frustrante é a do Tricolor do Pici. O lanterna tem um ponto. Os dois times passam a impressão de que não sabem conciliar a participação em torneios nacionais e internacionais.

 

Bode expiatório

Em 2014, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva eliminava o Grêmio da Copa do Brasil nas oitavas de final como punição ao ato racista de uma torcedora tricolor contra o goleiro negro Aranha. Foi o castigo mais severo na história do futebol brasileiro. Oito anos depois, Edenilson acusa injúria racial vinda do campo. A medida educativa tomada em relação ao Grêmio não funcionou.

 

Fidelidade                                                                                                                                                                   

As torcidas de Botafogo e Vasco sofreram muito nos últimos tempos com sucessivos rebaixamentos para a Série B, mas não foram abandonados pelas fiéis torcidas. Por essas e outras, foi bonito ver a interação dos jogadores com os fãs depois das respectivas vitórias, em São Januário e no Nilton Santos, contra Fortaleza e Bahia no fim de semana.

 

Dragão

O Atlético-GO demitiu mais um técnico na Série A. Umberto Louzer perdeu o emprego depois da derrota para o atual campeão Atlético-MG. A impaciência é insana em um campeonato insano devido ao calendário. Estamos na sexta rodada, apenas no quinto mês da temporada. Athletico-PR, Fluminense, Internacional, Goiás e América-MG trocaram os donos da prancheta.  

 

Gestão sustentável

Três times chamam a minha atenção na largada da Série C do Brasileirão. Mirassol, Manaus e Floresta são times a serem observados por clubes que têm alguma pretensão na vida. Embora tenha perdido para o Remo no fim de semana, o time do interior paulista foi campeão da Série D em 2020 e lidera a C. O Manaus também já foi vice da quarta divisão.    

 

Pé nas costas

Com a vitória do Brasiliense contra o Ceilândia, o atual bicampeão do DF se desgarrou na liderança do Grupo 5, tem a segunda melhor campanha da quarta divisão, atrás apenas do Amazonas, e desponta como candidato a disputar uma das quatro vagas de acesso à Série C. É preciso apenas ter cuidado com as aparências. Os concorrentes da chave são fracos. 

 

Expectativa x realidade

A derrota do Cresspom para o Corinthians, atual bicampeão da Série A1 do Brasileirão Feminino, no Abadião, está dentro da normalidade. Obviamente, não havia expectativa de um milagre diante do Timão. O time do DF está na zona de rebaixamento. A realidade recomenda não perder pontos contra concorrentes diretos. O Real Brasília, sim, tem cacife para figurar no G-8.

 

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf