Calleri Calleri tentar ser o primeiro artilheiro gringo do Brasileirão em 50 anos. Foto: Rubens Chiri/SPFC Calleri tentar ser o primeiro artilheiro gringo do Brasileirão em 50 anos. Foto: Rubens Chiri/SPFC

Conversa de botequim: 10 pitacos em até 280 caracteres sobre a rodada do Brasileirão

Publicado em Esporte

Dupla explosiva

Rogério Ceni e Muricy Ramalho estão novamente juntos e misturados na liderança do Brasileirão pela primeira vez desde 2008, quando levaram o São Paulo ao tricampeonato. Portanto, não desdenhem de quem conhece muito bem o caminho para o título na era dos pontos corridos.

 

CR7 do Brasileirão

Guardadas as devidas proporções, óbvio, Hulk é o Cristiano Ronaldo do futebol brasileiro. Um exemplo de profissional que, aos 35 anos, se cuida ao extremo fisicamente e tem total comprometimento com a camisa do Atlético-MG. Prova disso são 49 gols em 79 jogos no Galo.

 

Fórmula da juventude

Um dos trunfos de Vítor Pereira na excelente estreia do Corinthians foi o rejuvenescimento. Levantei a média dos 20 times escalados na primeira rodada. Com 26,3 anos, o Timão foi o quarto mais jovem. Só ficou atrás de Santos (26), Athletico (24,3) e Red Bull Bragantino (22,6).

 

Vozão em forma

Por falar em idade, o time mais velho da primeira rodada protagonizou, para mim, o resultado mais impactante. O Ceará entrou em campo com média de idade de 30,6 anos e teve fôlego para domar um Palmeiras de 28,2 dentro do Allianz Parque. Um baita feito de Dorival Júnior.

 

Rio abaixo

Botafogo, Flamengo e Fluminense caíram na real na primeira rodada. Descobriram que a farra de jogos contra bambalas e arimateias do Estadual acabou. O trio teve dificuldades contra Corinthians, Atlético-GO e Santos, respectivamente. Resultado: o Rio começou sem vitória.

 

Puro-sangue

Tem gente surpreso com o belo trabalho do técnico paraguaio Gustavo Morínigo no Coritiba. Não deveria. Basta prestar atenção no futebol sul-americano. Uma lembrança: ele é o cara que levou o modesto Nacional do Paraguai à final da Libertadores em 2014 contra o San Lorenzo.

 

De Pedro Rocha a Calleri?

O Brasileirão não tem um artilheiro estrangeiro há 50 anos. O único foi Pedro Rocha. Em 1972, o atacante do São Paulo fez 17 gols e dividiu o primeiro lugar com Dadá Maravilha (Atlético-MG). O argentino Calleri marcou três na estreia com a camisa do tricolor. Ele quebrará o tabu?

 

Da série tô nem aí…

Há cinco meses, Alberto Valentim levava o Athetico-PR às finais da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Foi o primeiro técnico demitido na Série A. No mês passado, Marquinhos Santos classificou o América-MG para a fase de grupos da Libertadores. Deu ruim para ele também.

 

…para quem é você

Os times da Série B soltaram os cachorros para cima dos campeões brasileiros na primeira rodada. Vila Nova, Brusque e Ponte Preta seguraram Vasco, Guarani e Grêmio, respectivamente. Bahia e Sport venceram. O tricolor derrotou o Cruzeiro na Arena Fonte Nova.

 

Perguntar não ofende

Unidades da federação menos ricas que o DF disputam a Série C do Brasileiro. O Piauí é representado pelo Altos. Sergipe tem o Confiança. Amazonas conta com o Manaus. O Ceará ostenta Floresta, Atlético e Ferroviário. Por que a capital do país vive atolada desde 2014 na D?

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf