Conversa de botequim: 10 pitacos em 280 caracteres sobre o futebol no fim de semana

Publicado em Esporte
Luiz Adriano fez gol no Sport e mandou a torcida ficar calada. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

 

ANTES SÓ…
Disparado na liderança do Brasileirão, o Atlético-MG pode ter um fim de ano dos sonhos. Possibilidade de dois títulos em cima do rival Flamengo — Brasileirão e Copa do Brasil —, e permanência do Cruzeiro na segunda divisão. De quebra, possível tríplice coroa para chamar de sua.

 

…DO QUE MAL ACOMPANHADO
Enquanto isso, os finalistas da Libertadores Flamengo e Palmeiras flertam com o vexame. Imagina um deles fechando a temporada somente com título estadual! O alviverde ampliou a pressão no Flamengo ao assumir a vice-liderança da Série A e derrubar o concorrente para o quarto lugar.

 

NOSSO MILWAUKEE
Está aberta a contagem regressiva para o Atlético-MG imitar o feito do Milwaukee Bucks. O time da NBA conquistou o título da temporada passada depois de 50 anos. O Galo está muito perto de sair da fila no Brasileirão depois de meio século. Qualquer semelhança é mera coincidência.

 

NOSSO LEICESTER
A campanha do Fortaleza no Brasileiro só não lembra totalmente a do Leicester no título de 2014/15 da Premier League porque faltará a taça. A distância para o Atlético-MG é de 11 pontos. Não deixa de ser genial o desempenho do time liderado pelo técnico do ano: Juan Pablo Vojvoda.

 

TRIO TERNURA
Inter, Corinthians e Fluminense não desgrudam na classificação. Estão quase sempre coladinhos na corrida por vaga direta para a Libertadores. Parece até que rola um triangular à parte pela estratégica sexta posição na classificação. Afinal, o Bragantino está cinco pontos à frente.

 

DUPLA EXPLOSIVA
Contando ninguém acredita. Há um ano, o Grêmio era finalista da Copa do Brasil contra o Palmeiras; e o Santos decidia o título da Libertadores contra o Palmeiras. Ambos foram vice-campeões nos respectivos torneios e entraram em depressão. Se não rolar uma terapia, cairão juntos.

 

ACASO
Dos quatro técnicos no G-4 da Série B do Brasileiro para a elite, dois foram campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior: Enderson Moreira (Botafogo) levou o Cruzeiro ao título em 2007; e Claudinei Oliveira (Avaí) brindou o Santos com a taça em 2013. Base também forma treinador.

 

OCASO
Que situação dos últimos técnicos da Seleção, hein?! Vanderlei Luxemburgo não conseguirá devolver o Cruzeiro à Série A. Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari estão desempregados. Dunga abriu mão da profissão, mas faz golaço em ações sociais. Leão e Parreira penduraram a prancheta.

 

SEMPRE
O Mané Garrincha é a casa das decisões por pênaltis em 2021. Os tiros da marca da cal decidiram os campeões da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana, das quartas e semi da Copa América e até da segunda divisão do Candangão. O Paranoá foi mais competente do que o Brasília.

 

NUNCA
Algum desses dirigentes brilhantes do futebol candango foram ali no estado vizinho de Goiás aprender um tiquinho com o sucesso do Aparecidense na Série D? O time não somente subiu para a Série C como abriu vantagem no jogo de ida da semifinal contra o ABC. Custa nada.

 

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf