51548008640_35aee62474_c Andreas Pereira comemora o terceiro gol do Flamengo. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Andreas Pereira comemora o terceiro gol do Flamengo. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Conversa de botequim: 10 pitacos em 280 caracteres sobre o futebol no fim de semana

Publicado em Esporte

50 ANOS EM 540 MINUTOS
Ouso afirmar que o Atlético-MG sairá da fila se vencer a próxima série de cinco jogos fáceis levando-se em conta o investimento do Galo: Chapecoense, Ceará, Santos, Atlético-GO e Cuiabá. A sequência de triunfos daria tranquilidade para o duelo direto com o Flamengo na 29ª rodada.

 

90 MINUTOS EM 45
Exibição de gala do Flamengo no primeiro tempo contra o Athletico. O Furacão estava desfalcado, mas o bicampeão brasileiro aproveitou para entregar vitória, diversão e arte no Maracanã. Talvez seja tarde para brigar pelo título depois de perder pontos bobos para Grêmio e América.

 

FREIO DE MÃO
Abel Ferreira teve chance de embalar o Palmeiras depois de eliminar o Atlético-MG da Libertadores, mas preferiu dar um tranco no time quando teria chance de retomar a caça ao Galo. Ou menosprezou o Juventude? O time gaúcho venceu o Flamengo e vendeu caro a derrota para o Atlético.

 

MÃO NA RODA
É inegável a contribuição dos reforços para a competitividade do Corinthians. A reação contra o forte Bragantino, finalista da Copa Sul-Americana, é só mais uma prova disso. O Timão que se prepare, Tite levará para a Seleção, em breve, Renato Augusto. No mínimo. Gosta muito dele.

 

PONTO MORTO
Não sou favorável a rupturas de trabalho, mas São Paulo e Grêmio precisam pensar na possibilidade. Os trabalhos de Hernán Crespo e de Luiz Felipe Scolari estão estagnados. São inaceitáveis o empate do tricolor paulista com a Chapecoense e a derrota do tricolor gaúcho para o Sport.

 

DESCONFIANÇA
O Brasileirão deste ano arrisca ter a pior artilharia da era dos pontos corridos. Os goleadores da Série A têm nove gols: Bruno Henrique (Flamengo) e Edenilson (Internacional). A marca mais fraca é de 2016. Fred, Willian Pottker e Diego Souza balançaram as redes 14 vezes cada um.

 

CONFIANÇA
Assim como no Corinthians na Série A, duas contratações fazem baita diferença na arrancada do Vasco na Série B: o maestro Nenê e o técnico Fernando Diniz. São cinco jogos sem perder. Três vitórias consecutivas. Cinco pontos de distância do G-4 a 10 rodadas do fim. Dá para subir.

 

DO NORTE…
Amazonas não tem time na Série B desde 2006, ano em que o São Raimundo foi rebaixado para a terceira divisão. Olho no trabalho do técnico paraibano Evaristo Piza à frente do Manaus. O time estreou no quadrangular semifinal da Série C com goleada por 5 x 0 contra o Novorizontino.

 

…AO NORDESTE
Restam 8 times na briga por 4 vagas para Série C. Metade nordestinos. Três podem subir. Um é garantido. Atlético-CE e ABC-RN terão pela frente Ferroviária-SP e Caxias-RS, respectivamente. América-RN e Campinense-PB é duelo à parte. Não há nordestino em Uberlândia x Aparecidense.

 

FALA SÉRIO!
O fim de semana no futebol candango teve dois placares bizarros. A Aruc fez 10 x 0 no Bolamense. Dá pra levar a sério um time desse? Bem diferente do Candangão feminino. O torneio local está em desenvolvimento. Logo, a derrota do Estrelinha para o Real por 11 x 0 é compreensível.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf