51520575926_7e341f6426_c Futebol de respeito Fred é o segundo maior artilheiro do Brasileirão: 155 gols. Foto: Lucas Merçon/Fluminense Futebol de respeito Fred é o segundo maior artilheiro do Brasileirão: 155 gols. Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Conversa de botequim: 10 pitacos em 280 caracteres sobre o futebol no fim de semana

Publicado em Esporte

O TAL DO ELENCO

Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo ostentam os elencos mais caros do país e não venceram na rodada porque, em tese, estão focados na Libertadores. Por que Cuca, Abel Ferreira e Renato Gaúcho não conseguem formar bons times reservas adestrados para momentos difíceis do calendário?

 

A TAL DA SEMANA LIVRE

Há clamor pela paralisação da Série A na Data Fifa. A pandemia não permite cobrir treinos, daí a pergunta: o que Cuca, Abel Ferreira e Renato fizeram nas últimas pausas das Eliminatórias? Por que não ensaiaram times alternativos para partidas específicas em que teriam de poupar?

 

MEIAS VERDADES

O Fortaleza desmente a tese de que boa temporada, sobretudo no Brasileirão, depende do tamanho ou da qualidade do elenco. O tricolor tem menos do que Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo e também entrega resultado. No limite, está no G-4 do Nacional e na semifinal da Copa do Brasil.

 

MENTIRAS SINCERAS

Cuiabá e São Paulo são símbolos do Brasileirão maluco beleza. Liderado pelo ótimo trabalho de Jorginho, o time estreante foi dado como rebaixado no início do campeonato e está em 10º. O tricolor paulista era candidatíssimo ao título e hoje celebra quatro pontos de distância do Z4.

 

EVOLUÇÃO

Três times chamam a minha atenção a essa altura do Brasileirão. Corinthians, Internacional e Fluminense parecem ter encontrado o ponto de equilíbrio. Brigarão pelo título? Não! Mas Sylvinho, Marcão e Diego Aguirre permitem aos torcedores sonhar com vaga direta para Libertadores.

 

REGRESSÃO

Luiz Felipe Scolari levou o Palmeiras ao título do Brasileirão em 2018. Fábio Carille brindou o Corinthians com a taça em 2017. Pois bem: esses dois treinadores brigam contra o rebaixamento em 2021. O Santos é 16º. O Grêmio, 18º. Os dois técnicos se enfrentarão em 10 de outubro.

 

RECONSTRUÇÃO

A vice-liderança do Botafogo na Série B tem baita significado para o futebol carioca. Há dois clubes no Rio tentando se reorganizar: o próprio Botafogo, óbvio, e o Fluminense na elite. Bela arrancada do Glorioso liderada por Enderson Moreira. Enquanto isso, o Cruzeiro agoniza.

 

DESTRUIÇÃO

Que tristeza olhar para a classificação final da primeira fase da Série C e ver o que fizeram com Santa Cruz e Paraná Clube. Ambos caíram para a quarta divisão. O Santa liderou o Brasileirão em 2016! O Paraná disputou a Libertadores em 2007 depois do quinto lugar na Série A 2006.

 

INSUCESSO

O STJD parece ter dado de ombros para o pedido do Brasiliense de anulação do jogo de volta da fase 16 avos da Série D contra a Ferroviária. O time paulista não somente entrou em campo como abriu vantagem fora de casa contra o Esportivo-ES: 1 x 0. Outros sete jogos aconteceram.

 

SUCESSO

Dias de glória para o futebol feminino do DF. Nycole arrebentou nos amistosos da Seleção feminina contra a Argentina. Victória Albuquerque brilhou na final da Série A1 do Brasileirão com direito a gol de bicicleta contra o Palmeiras no jogo do tricampeonato do Corinthians. Aplausos!

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf