William "Bigode" deu início ao triunfo do líder Palmeiras, em Goiânia. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Velho normal
Parece questão de tempo para a classificação do Brasileirão hospedar três dos quatro favoritos ao título no G-4. Palmeiras vai elevando o sarrafo com seis vitórias consecutivas. O Atlético-MG acumula cinco triunfos. O Flamengo, de Renato Gaúcho, emulou o de Jesus contra o Bahia.
Novo anormal
São Paulo e Grêmio também eram meus candidatos ao título, mas são as grandes decepções neste primeiro terço da Série A. A semana é decisiva para a permanência de Crespo no São Paulo, que enfrentará o Racing. Ceni deve estar de sobreaviso. O Grêmio, de Felipão, finalmente venceu.
Renato pressiona Tite
Candidato a sucessor de Tite, Renato Gaúcho colocou Gabigol no devido lugar dele no ecossistema do Flamengo e colheu três gols contra o Bahia. Tite precisa achar espaço para Gabigol. A reinvenção da Seleção vice-campeã da Copa América e líder das Eliminatórias passa pelo camisa 9.
Hulk, não; Scarpa, sim
Hulk é o cara do Atlético-MG, mas acho retrocesso defender o retorno dele à Seleção. Hulk era um dos jogadores acima da idade na prata em Londres-2012, foi titular na Copa 2014 e falso 9 na segunda Era Dunga. Serve ao Galo. Ponto. Gustavo Scarpa, sim, deve ser observado por Tite.
Original ou tentativa clonagem?
Sylvinho durou 11 partidas no Lyon. O Corinthians é paciente. Lá se vão 14 jogos. Chama atenção a lista de reforços. Giuliano foi peça-chave no banco no início de Tite na Seleção. Renato Augusto, outro alvo, titular. O ex-assistente de Tite é original ou pretende emular o mestre?
Debate de ideias
Sim, nós temos técnicos brasileiros capazes de protagonizar um jogo de bom nível com elencos badalados. Meus aplausos para Mauricio Barbieri e Fernando Diniz pelo duelo no Nabi Abi Chedid. O Bragantino continua sendo o único invicto. O Santos precisa desesperadamente vencer fora.
Times de segunda, mesmo
Vasco em oitavo lugar, fora do G-4 da Série B. Botafogo em 13º, à procura de um técnico. Cruzeiro em 16º, uma posição à frente da zona de rebaixamento, mas ameaçado pela Fifa de parar na terceira divisão. O cenário dos três gigantes na segunda divisão do Brasileirão é assustador.
Bom-humor cearense
A campanha do Fortaleza é espetacular na Série A: terceiro colocado. O Ceará ocupa a sétima colocação. O sucesso do futebol cearense vai além dos dois clubes. O Ferroviário lidera o Grupo A na Série C do Brasileirão. O Gurany de Sobral comanda o Grupo 2 da Série D com 15 pontos.
Complexo candango
Lá se vão seis confrontos entre times do Distrito Federal e de Goiás no Grupo 5 da Série D. Gama e Brasiliense só venceram dois. Ambos contra o saco de pancadas Jaraguá. Nos outros quatro, contabilizam três empates e uma derrota. A turma do quadrado treme contra goianos. É fato.
Estamos de olho…
Chove pai de time bonito na hora do sucesso. Há quem reivindique paternidade pela presença de dois times do DF na Série A1 do Brasileiro Feminino 2022. O pai do sucesso do Real é um investidor. Nos casos de Cresspom e Minas (A2), há mãos de abnegados resilientes. Simples assim.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…