Conversa de botequim: 10 pitacos em 280 caracteres sobre o futebol no fim de semana

Publicado em Esporte
William deu início ao triunfo do líder Palmeiras: seis vitórias consecutivas. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

Velho normal

Parece questão de tempo para a classificação do Brasileirão hospedar três dos quatro favoritos ao título no G-4. Palmeiras vai elevando o sarrafo com seis vitórias consecutivas. O Atlético-MG acumula cinco triunfos. O Flamengo, de Renato Gaúcho, emulou o de Jesus contra o Bahia.

 

Novo anormal

São Paulo e Grêmio também eram meus candidatos ao título, mas são as grandes decepções neste primeiro terço da Série A. A semana é decisiva para a permanência de Crespo no São Paulo, que enfrentará o Racing. Ceni deve estar de sobreaviso. O Grêmio, de Felipão, finalmente venceu.

 

Renato pressiona Tite

Candidato a sucessor de Tite, Renato Gaúcho colocou Gabigol no devido lugar dele no ecossistema do Flamengo e colheu três gols contra o Bahia. Tite precisa achar espaço para Gabigol. A reinvenção da Seleção vice-campeã da Copa América e líder das Eliminatórias passa pelo camisa 9.

 

Hulk, não; Scarpa, sim

Hulk é o cara do Atlético-MG, mas acho retrocesso defender o retorno dele à Seleção. Hulk era um dos jogadores acima da idade na prata em Londres-2012, foi titular na Copa 2014 e falso 9 na segunda Era Dunga. Serve ao Galo. Ponto. Gustavo Scarpa, sim, deve ser observado por Tite.

 

Original ou tentativa clonagem?

Sylvinho durou 11 partidas no Lyon. O Corinthians é paciente. Lá se vão 14 jogos. Chama atenção a lista de reforços. Giuliano foi peça-chave no banco no início de Tite na Seleção. Renato Augusto, outro alvo, titular. O ex-assistente de Tite é original ou pretende emular o mestre?

 

Debate de ideias

Sim, nós temos técnicos brasileiros capazes de protagonizar um jogo de bom nível com elencos badalados. Meus aplausos para Mauricio Barbieri e Fernando Diniz pelo duelo no Nabi Abi Chedid. O Bragantino continua sendo o único invicto. O Santos precisa desesperadamente vencer fora.

 

Times de segunda, mesmo

Vasco em oitavo lugar, fora do G-4 da Série B. Botafogo em 13º, à procura de um técnico. Cruzeiro em 16º, uma posição à frente da zona de rebaixamento, mas ameaçado pela Fifa de parar na terceira divisão. O cenário dos três gigantes na segunda divisão do Brasileirão é assustador.

 

Bom-humor cearense

A campanha do Fortaleza é espetacular na Série A: terceiro colocado. O Ceará ocupa a sétima colocação. O sucesso do futebol cearense vai além dos dois clubes. O Ferroviário lidera o Grupo A na Série C do Brasileirão. O Gurany de Sobral comanda o Grupo 2 da Série D com 15 pontos.

 

Complexo candango

Lá se vão seis confrontos entre times do Distrito Federal e de Goiás no Grupo 5 da Série D. Gama e Brasiliense só venceram dois. Ambos contra o saco de pancadas Jaraguá. Nos outros quatro, contabilizam três empates e uma derrota. A turma do quadrado treme contra goianos. É fato.

 

Estamos de olho…

Chove pai de time bonito na hora do sucesso. Há quem reivindique paternidade pela presença de dois times do DF na Série A1 do Brasileiro Feminino 2022. O pai do sucesso do Real é um investidor. Nos casos de Cresspom e Minas (A2), há mãos de abnegados resilientes. Simples assim.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf