Benelux deixou de ser faz tempo apenas a sigla dos três países que deram origem ao Mercado Comum Europeu e depois à União Europeia. As vizinhas Bélgica, Netherlands (Holanda) e Luxemburgo vivem uma década dourada no futebol. Depois de a Holanda ser vice-campeã na Copa de 2010 e terceira em 2014; e de a Bélgica obter o terceiro lugar no Mundial da Rússia; Luxemburgo pode classificar pela primeira vez um time para a fase de grupos de uma competição continental.
Talvez, você jamais tenha ouvido falar no Dudelange. Fundado em 1991, o clube da quarta cidade mais populosa de Luxemburgo tem 14 títulos nacionais — metade do recordista Jeunesse Esch. Campeão de 14 das últimas 19 edições neste século, o Dudelange está a um jogo de ser o primeiro time a representar o país na fase de grupos de um torneio europeu.
Na semana passada, o Dudelange derrotou em casa o Cluj, da Romênia, por 2 x 0, no duelo de ida da última fase eliminatória da Liga Europa. O confronto de volta será amanhã. O atual campeão de Luxemburgo pode até perder por um gol de diferença para confirmar presença na Europa League, ou perder por 2 x 0 e apostar na decisão por pênaltis.
O Dudelange é só mais uma amostra grátis de que o futebol em Luxemburgo está em (lenta) evolução. Na temporada passada, o Progrés Niederkorn não alcançou a fase de grupos da Liga Europa, mas despachou o tradicional Rangers, da Escócia, por 2 x 1 na fase eliminatória. Outro representante de Luxemburgo, o Fola Esch avançou duas fases ao superar o Milsami Orhei, da Moldávia, o Inter Baku, do Azerbaijão, e ser eliminado pela sensação Ostersund, da Suécia, que chegou à fase de 32 avos da Europa League e chegou a vencer o inglês Arsenal.
Basta lembrar o seguinte: em setembro do ano passado, a seleção do país arrancou empate por 0 x 0 com a atual campeã mundial —França — no Stade de France, pelas Eliminatórias para a Copa da Rússia. Antes que alguém desmereça o resultado, os donos da casa tinham em campo Lloris, Umtiti, Kanté, Pogba, Griezmann, Giroud e Mbappé. Um feito e tanto para quem tem como pior derrota duas goleadas por 9 x 0 para a Inglaterra.
No ranking da Uefa, Luxemburgo deixou de brigar pela lanterna. A escalada a passos de tartaruga coloca o país à frente de Cazaquistão, Moldávia, Liechtenstein, Malta, Andorra, Kosovo, San Marino e Gibraltar. Mesmo assim, insuficiente para impedir a seleção de figurar na última divisão da primeira edição da Uefa Nations League. Luxemburgo está no Grupo 2 da Liga D contra Belarus, Moldávia e San Marino.