O brasiliense Luís Otávio Veríssimo Teixeira é o novo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para quadriênio de 2024 a 2028. Novo integrante do Pleno, ele foi eleito por aclamação nesta quinta-feira na cerimônia de transição do cargo após o encerramento do mandato do antecessor, José Perdiz. Maxwell Borges de Moura Vieira assume como vice-presidente e corregedor; e Rodrigo Aiache Cordeiro vice administrativo.
Doutorando e mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileira de Ensino, Desenvolvimento e Pequisa (IDP) e especializado e processo legislativo pela Fortium Brasília, Luís Otávio é formado na capital federal pelo Centro Universitário UDF. É sócio do escritório Giamundo Neto Advogados.
Em abril de 2023, Luís Otávio foi designado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL) para assumir cargo comissionado como analista legislativo e exerceu a função de secretário-geral da mesa da Câmara dos Deputados.
Luís Otávio Veríssimo Teixeira sucede José Perdiz no STJD indicado pelo presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), Jorge Henrique Pereira Borçato. O dirigente foi recebido em 12 de abril pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na sede da entidade na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
“Cumprimentar o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, por estar permitindo esse momento histórico de protagonismo, de defesa, de concretização de todos os desafios e das lutas do futebol brasileiro”, discursou Luís Otávio ao tomar posse na sede do STJD, no Rio. “Cada um de nós temos trajetórias muitos próprias, mas temos em comum a paixão pelo futebol. Estamos formando uma união para trabalhar em prol dessa paixão comum”, discursou Luis Otávio “, afirmou depois dos discursos dos novos integrantes do STJD.
Ednaldo Rodrigues foi representado pelo vice Reinaldo Carneiros Bastos. O dirigente também é presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). O cartola discursou na abertura da sessão. “Por diletantismo os senhores sabem que não há nenhuma remuneração. É por amor ao futebol que alguns desempenham a função por quatro anos e outros por oito anos. Que a gente consiga, unido, melhorar o futebol brasileiro dentro e fora do campo. Sou remunerado, mas faço futebol por amor a mais de 40 anos”, afirmou Bastos.
No fim da participação, ele admitiu a crise de credibilidade dos dirigentes. “Desejo muito, espero muito que a gente encontre um caminho melhor para o futebol. Que a gente volte a ser respeitado principalmente pelo torcedor brasileiro, que está descrente com a nossa classe de dirigentes”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos.
A nova composição do STJD e quem indicou
Sérgio Henrique Furtado Coelho Filho (OAB)
Marco Aurélio de Lima Choy (OAB)
Rodrigo Aiache Cordeiro (Abrafut)
Luís Otávio Veríssimo Teixeira (FENAPAF)
Maxwell Borges de Moura Vieira (FENAPAF)
Marcelo Augusto F. Bellizze (Clubes)
Luíz Felipe Bulus Alves Ferreira (Clubes)
Mariana Barros Barreiras (CBF)
Antonieta da Silva Pinto (CBF)
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf