Verzeri Auxiliar de Aguirre no San Lorenzo, Juan Verzeri levou o Uruguai à fina do Mundial Sub-20 de 2013. Foto: AFP Juan Verzeri levou o Uruguai à final do Mundial Sub-20 de 2013, na Turquia

Vice mundial sub-20, ex-técnico de Arrascaeta e vítima de Neymar: conheça Juan Verzeri, possível auxiliar do técnico Diego Aguirre no São Paulo

Publicado em Esporte

Anunciado oficialmente neste domingo como novo técnico do São Paulo, e cotado até para assistir ao jogo deste domingo, no Morumbi, contra o Red Bull Brasil, o uruguaio Diego Aguirre costuma levar para os clubes um combo com mais três profissionais: os auxiliares Juan Verzeri e Raul Enrique Carreras e o preparador físico Fernando Pignatares. Dos três homens de confiança na passagem pelo San Lorenzo, Juan Verzeri é o mais conhecido, principalmente, devido aos excelentes trabalhos nas divisões de base da seleção do Uruguai. Talvez, a experiência dele — inclusive com um vice no Mundial Sub-20 da Turquia, em 2013 —, ajude o diretor de futebol Raí, o coordenador Ricardo Rocha e o superintendente de relações institucionais Lugano a aproximar ainda mais a base tricolor ao elenco profissional.

Escolhido a dedo pelo técnico principal da Celeste, Oscar Washington Tabárez, Juan Verzeri assumiu o elenco sub-20 do Uruguai em maio de 2010. Um ano depois, levou o país à medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011, no México. Foi eliminado pela Argentina nas semifinais e derrotou a Costa Rica na disputa pelo terceiro lugar.

Juan Verzeri era o técnico do Uruguai no Sul-Americano Sub-20 de 2011. Sofreu horrores nas mãos da Seleção comandada por Ney Franco na decisão do título do torneio disputado no Peru. Os dois países se enfrentaram na última rodada do hexagonal final e o Brasil goleou o arquirrival por 6 x 0, gols de Lucas Moura (3), Neymar (2) e Danilo. Apesar da humilhação, Verzeri retornou ao país exaltado por ter quebrado um senhor tabu: classificou o Uruguai para os Jogos Olímpicos depois de 84 anos! Na edição de 2013 do Sul-Americano Sub-20, guiou o Uruguai ao terceiro lugar.

O trabalho nas divisões de base atingiu o ápice na final do Mundial Sub-20 de 2013, na Turquia. Na fase de grupos, avançou em segundo lugar numa chave que tinha Croácia, Uzbequistão e Nova Zelândia. Na fase de mata-mata, despachou concorrentes tradicionais na categoria: Nigéria (oitavas), Espanha (quartas) e o surpreendente Iraque nas semifinais. Uma curiosidade: no duelo contra a Espanha, o técnico adversário era o excelente Julen Lopetegui — o homem que comandará os campeões mundiais de 2010 no meio do ano, na Copa da Rússia.

O Uruguai de Juan Verzeri perdeu a final do Mundial Sub-20 de 2013 nos pênaltis, por 4 x 1, para uma França fortíssima. O time adversário contava com o goleiro Areola ecom o volante Pogba, que chegou a ser o jogador mais caro da história do futebol. Tinha ainda Kondogbia, Umtiti, entre outros. Um dos vilões da derrota celeste foi o camisa 10 Giorgian De Arrascaeta. Areola defendeu a cobrança do meia que, hoje,  éídolo do Cruzeiro. Outro destaque do time era Nico López, atualmente no Internacional, eleito Bola de Prata da competição.

O vice-campeonato no Mundial de 2013 apagou o vexame de dois anos antes. Em 2011, Juan Verzeri terminou a fase de grupos em último lugar no Mundial Sub-20 da Colômbia: empatou com Nova Zelândia e Portugal; e perdeu para Camarões na despedida do torneio.

Auxiliar de Diego Aguirre no San Lorenzo, Juan Verzeri tem outras habilidades. É engenheiro de sistemas de computação, craque em matemática, especializado em gestão de empresas, coaching e professor de ioga nas horas vagas. Paz interior é o que mais falta lá no São Paulo…