Pimenta Rafaela Pimenta em uma das raras aparições ao lado do agente Mino Raiola Rafaela Pimenta em uma das raras aparições ao lado do agente Mino Raiola

Conheça a advogada brasileira que pode ser peça-chave na negociação do Flamengo com Balotelli

Publicado em Esporte

Marcos Braz e Bruno Spindel levaram a tiracolo à Europa o badalado advogado Marcos Motta para as negociações com Mario Balotelli. O Flamengo está indiscutivelmente muito bem assessorado. Agente do jogador de 29 anos, o badalado agente italiano Mino Raiola também tem uma excelente profissional ao lado para acioná-la se necessário. Discreta e avessa a entrevistas, a paulista Rafaela Pimenta, 45 anos, pode ser uma peça-chave na transação com o clube carioca. Em tese, é quem pode acertar com Marcos Motta pequenos e grandes detalhes contratuais.

Mulher de confiança do empresário Mino Raiola no Brasil, Rafaela Pimenta tem escritório da Oscar Freire, região nobre de São Paulo, mas é cidadã do mundo. É uma das responsáveis, por exemplo, pela carreira do francês Paul Pogba. Uma fonte conta ao blog que ela tem trabalhado duro nos últimos dias. Motivo: o volante do Manchester United, campeão da Copa da Rússia no ano passado, é cobiçado pelo Real Madrid. O clube merengue estuda oferecer até R$ 724 milhões para contratá-lo caso Neymar acerte com o Barcelona.

Mino Raiola não abre mão de Rafael Pimenta. Ambos se conheceram em 2003 num projeto de escolinhas de futebol. Ex-professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP), ela virou sócia de Mino Raiola em alguns negócios como as firmas Maguire Tax & Legal (em homenagem ao filme Jerry Maguire, com Tom Cruise), baseado em Amsterdã, Sportman e UUNIQQ, com sede em Mônaco.

Rafaela Pimenta intermediou, por exemplo, a transferência de Robinho — “Rei das Pedaladas” — para o Milan, em 30 de junho de 2015. Segundo as denúncias do Football Leaks, tinha o nome impresso no primeiro contrato de Pogba com a Juventus, da Itália, em 3 de agosto de 2012.  Concretizou também a venda de Pogba da Velha Senhora para o Manchester United por 105 milhões de euros, em 9 de agosto de 2016 — maior transação da história à época.

A habilidosa advogada fala português, obviamente, mas tem um trunfo para trabalhar com Mino Raiola: é fluente em outros sete idiomas. Poliglota, virou amiga de Pogba. O jogador inclusive arranha algumas palavrinhas em português por esse motivo. Ajudou o patrão em negociações de Ibrahimovic, Mkhitaryan, Lukaku e… Mario Balotelli.

Ex-cliente de Mino Raiola e Rafaela Pimenta, o lateral-direito Felipe Mattioni do Coritiba disse ao blog que ambos dificilmente dão entrevista. De fato, o blog tentou sem êxito falar com ela. Acrescenta que os jogadores agenciados por eles são instruídos a não passarem seus contatos adiante. “Só ligando e pegando um dia de sorte”, brincou. Questionado sobre como é Mino Raiola nas negociações, Felipe Mattioni evitou entrar em detalhes e respondeu apenas: “De boa”.

Rafaela Pimenta representou Mino Raiola na Associação Maga Esporte Clube, um time que o empresário manteve em Pomerode até 2016. O time instalado na cidade do interior de Santa Catarina, a 177 km de Florianópolis, tem 25 mil habitantes, disputava a terceira divisão e servia apenas como satélite para o agente registrar atletas com passaporte europeu e fazer grandes movimentações financeiras. Irmã de Rafaela, Sônia Pimenta era a presidente.

Revelado pelo Grêmio, Felipe Mattioni fez “escala” no extinto Maga antes de se apresentar ao Milan em 1º de janeiro de 2009. O Maga era considerado um time misterioso em Santa Catarina. Fundado em 2009, funcionou até o fim de 2016. Jamais passou da terceira divisão. O interesse era outro: registrar jogadores no Brasil antes de enviá-los para a Europa. O clube mantinha parceria com o Pescara, da Itália. Atolado em dívidas, deixou de funcionar em novembro de 2016. O clube chegou a funcionar temporariamente em Jaraguá do Sul.

Influente, Rafaela Pimenta chegou a ser convidada pela Fifa para uma oficina de consultoria para agentes reconhecidos pela  entidade máxima do futebol em 2018. Entre os empresários estavam presentes Mino Raiola, Jonathan Barnett, Pini Zahavi e Rob Jansen. Embora seja responsável pelos capítulos da novela Pogba, Rafaela Pimenta certamente está atenta às movimentações do Flamengo por Balotelli.

Em caso de final feliz, pode tabelar com o competente Marcos Motta na confecção do aguardado contrato para fazer parte da “nação rubro-negra”. Se a negociação não for fechada, Mino Raiola pode ficar mal na fita pelo segunda vez no ano com a torcida do Flamengo. Em março, a saída de uma das joias da base agenciadas por ele — o lateral-direito Wesley Gasolina — não pegou bem na Gávea. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2018 pelo Flamengo, ele fazia parte do time sub-17 quando arrumou as malas rumo à Itália. Atualmente, defende a base da Juventus.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/