Soteldo Soteldo virou ponta direita depois do gol do Fluminense e causou estragos. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Soteldo virou ponta direita depois do gol do Fluminense e causou estragos. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Como Renato fez de Soteldo atalho para a virada do Grêmio contra o Flu

Publicado em Esporte

Renato Gaúcho foi ponta direita. Dos bons! Vale a pena assistir ao DVD dele nos tempos de atacante do Grêmio, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense… A virada do Grêmio por 2 x 1 contra o tricolor carioca começa justamente em uma mudança de posição nas extremas do time tricolor no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

 

O Fluminense abre o placar aos 13 minutos do segundo tempo depois da assistência do meia Paulo Henrique Ganso para Lima. Renato Gaúcho imediatamente manda o meia colombiano Monsalve e o jovem ponta Gustavo Nunes para o aquecimento. Cinco minutos depois, ambos entram em campo, respectivamente, nos lugares de Cristaldo e de Pavón, para mudar a história do primeiro jogo do pelo mata-mata.

 

Há uma mudança de posicionamento. Gustavo Nunes entra para jogar aberto na esquerda. Astuto, Renato Gaúcho desloca Soteldo, até então dono daquele pedaço do campo, para a direita. O plano era usar a velocidade e a qualidade do drible do venezuelano para sufocar o volante Alexsander e o lateral Esquerdinha em busca do empate.

 

Saiu melhor que a encomenda. O pênalti do gol de empate começa em uma jogada do ponta esquerda deslocado na direita Soteldo. Inclusive com a camisa 7 consagrada pelo Renato Gaúcho. Ele cruza a bola para a área e Esquerdinha desvia a bola com a mão. O cobrador oficial Reinaldo assume a responsabilidade dele e acerta o ângulo de Fábio.

 

No segundo lance, Soteldo tenta o drible pela direita e sofre falta de quem? Esquerdinha! O lateral do Fluminense dominou Pavón, mas desmoronou em dois lances contra Soteldo. Impossível não ver a influência de Renato Gaúcho na mudança de posicionamento e a construção do atalho para o gol. O Grêmio virou a partida em quatro minutos. Mano Menezes nada fez nesse tempo para reforçar a marcação e bloquear Soteldo.

 

O treinador do Fluminense só faz substituições depois da expulsão do zagueiro Rodrigo Ely por agressão em Paulo Henrique Ganso. No minuto seguinte, Mano finalmente saca o desastrado Esquerdinha para a entrada do lateral-direito Guga no setor e inclui John Kennedy no lugar de Kauã Elias. Renato Gaúcho reage colocando Du Queiroz no lugar do exausto Soteldo e tira o dinamarquês Braithaite para a entrada de Gustavo Martins.

 

Estava dominado. Ponto para a simplicidade da mudança de posicionamento feia por quem entende muito de pontas. Renato Gaúcho fez de Soteldo um Renato Gaúcho no segundo tempo e conseguiu: tem a vantagem do empate na partida de volta, no Maracanã.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf