WhatsApp Image 2020-12-12 at 17.34.22 Zé Love: foi o nome do jogo na vitória sobre o Real Noroeste-ES. Foto: Alan Rones @alanfotografia Zé Love: foi o nome do jogo na vitória sobre o Real Noroeste-ES. Foto: Alan Rones @alanfotografia

Como o rejuvenescimento torna o Brasiliense um dos favoritos às quatro vagas para Série C

Publicado em Esporte

Alerto faz tempo aqui no blog que a baixa média de idade tem sido um dos segredos para o sucesso na Série D do Campeonato Brasileiro. Nenhum dos últimos 12 clubes promovidos para a terceira divisão — em 2017, 2018 e 2019 — tinha mais de 30 anos. O Brasiliense entendeu isso. O time de melhor campanha na competição eliminou o Real Noroeste por 3 x 0 neste sábado (4 x 1 no placar agregado), no Serejão, em Taguatinga, com escalação inicial rejuvenescida em dois anos. Média de idade, hoje, é trunfo para o sucesso no futebol.

Há três meses, o Brasiliense perdeu a final do Candangão para o arquirrival Gama com média de idade de 31,5 anos. Oito jogadores da formação inicial usada pelo então técnico Márcio Fernandes tinham mais de 30 anos. Note a mudança: o Brasiliense passou facilmente pelo Real Noroeste neste sábado com média de 29,7 anos. Entre os cinco trintões, apenas um está acima, por exemplo, dos 35. O goleiro Fernando Henrique é o veterano da turma com 37.

Para se ter uma ideia da importância da média de idade em um futebol cada vez mais veloz e exigente no que diz respeito a forma física, o time-base do São Paulo lidera a Série A do Campeonato Brasileiro com um time jovem. Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Brenner e Luciano têm média de 27,2 anos. Dos 11, apenas dois são veteranos: Juanfran, de 35 anos, e Daniel Alves, 37. Pulmões do time comandado por Fernando Diniz, Luan, Igor Gomes e Gabriel Sara têm 21 anos cada.

O Brasiliense rejuvenesceu, se reforçou e tem um técnico competentíssimo. Bicampeão candango pelo Gama, Vilson Tadei cedeu ao quarto convite do Brasiliense e estreou bem neste sábado. A “legião” de ex-jogadores alviverdes no elenco amarelo tem tudo para acelerar a adaptação do treinador ao time. Titulares contra o Real Noroeste, Peu, Balotelli, Luquinhas e Jefferson Maranhão trabalharam com ele recentemente no arquirrival.

A missão neste domingo é ficar de olho em dois adversários perigosíssimos nas oitavas de fina. Embora esteja na Série D, o Caxias é o atual vice-campeão gaúcho. Inclusive derrotou o Grêmio por placar insuficiente no segundo jogo da decisão. O Mirassol desbancou o São Paulo, no Morumbi, nas quartas de final do Campeonato Paulista deste ano. Sim, houve mudanças nos dois times, mas a tendência é que os jogos contra qualquer um dos dois sejam mais difíceis. Para sorte do Brasiliense, Tadei é bem informado sobre o futebol gaúcho e o paulista.

Atualização: o Mirassol eliminou o Caxias na tarde deste domingo e será o próximo adversário do Brasiliense nas oitavas de final.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf