Dos nove pontos de vantagem do Palmeiras na liderança do Campeonato Brasileiro, seis foram construídos em duelos contra adversários que, em tese, teriam elenco para brigar até o fim pelo título. Imponente, o alviverde pode ser campeão antecipadamente porque soube jogar confrontos diretos contra Atlético-MG e Flamengo.
Se conquistar o título, o líder Palmeiras não terá vencido o Flamengo, mas conseguiu dois pontos preciosos contra o poderoso concorrente nos empates por 0 x 0 no primeiro turno, no Maracanã, e 1 x 1, no Allianz Parque.
O Palmeiras conquistou dois pontos contra o Flamengo e quatro no duelo à parte com o Atlético-MG. Empatou em São Paulo por 0 x 0 e venceu o “freguês” por 1 x 0, em Belo Horizonte.
Freguês porque a série de bons resultados do Palmeiras contra o Galo impressiona. Eliminou o adversário duas vezes da Libertadores em anos consecutivos, uma em casa e outra fora, e agora cancela definitivamente o atual campeão da Série A. O time alvinegro sonhava com o bi e arrisca ficar fora da Libertadores em 2023.
Enquanto o Flamengo aposta todas as fichas nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores e o Atlético-MG junta os cacos em uma temporada marcada por conquistas singelas como o Mineiro e a Supercopa do Brasil, o Palmeiras caminha com passos firmes rumo à conquista da Série A.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf