3D3C568D-5313-4094-BB2E-954CCE97B6FD

Como Jorge Sampaoli ajudou Guilherme Arana a conquistar espaço na Seleção Brasileira

Publicado em Esporte

Jorge Sampaoli é um dos responsáveis pela estreia de Guilherme Arana como titular da Seleção Brasileira nesta quinta-feira contra a Venezuela, às 20h30, no Estádio Olímpico, em Caracas, pelas Eliminatórias para a Copa do Qatar-2022. Não sou eu que estou dizendo, mas uma resposta do lateral-esquerdo a uma pergunta minha a ele em uma zona mista virtual da Data Fifa de setembro.

Comentei com Guilherme Arana que a última Eurocopa estabeleceu os requisitos para laterais modernos e lançou tendências para o Mundial do ano que vem, como a utilização de laterais invertidos; em alguns casos com pés trocados, ou seja, um destro na esquerda e um canhoto na direita; e a demanda por laterais atletas capazes de cobrir quase 100 metros de campo por 90 minutos e os acréscimos como também abordou o amigo Carlos Eduardo Mansur durante o torneio continental. As referências da Euro no setor foram o italiano Spinazzola, o dinamarquês Maehle, o alemão Gosens e o holandês Dumfries, por exemplo.

Abordei esse tema com Guilherme Arana e a resposta do excelente lateral-esquerdo do líder disparado do Brasileirão Atletico-MG foi reveladora. Ele deixou claro que Sampaoli elevou o nível do jogo dele na temporada passada ao cobrar não somente o papel de ala, mas também de construtor do jogo por dentro, como se fosse um falso volante ou meia.

“Hoje em dia você tem que fazer diferentes funções. No ano passado aprendi a jogar em uma posição nova, que foi com o Jorge Sampaoli, jogando um pouco por dentro. Isso me fez muito bem porque eu não estava acostumado a jogar na parte do meio ali do campo. Sempre joguei por fora, pela lateral. Independentemente de onde eu jogar vou me adaptar super rápido para manter o meu nível e desempenhar um grande futebol”, respondeu Arana a este jornalista.

Antes da Copa de 2018, Tite lançou em um amistoso justamente contra a anfitriã Rússia um plano para minar defesas posicionadas com linha de cinco. Aplicou no Brasil o 1-2-3-5 muito usado pelo ousado Pep Guardiola no Barcelona, Bayern de Munique e agora no Manchester City para combater retrancas. Laterais viram armadores pelo centro e os pontas ou meias-atacantes abrem, dão amplitude nas extremidades do campo. Daniel Alves e/ou Marcelo alinhavam com Casemiro no centro à frente dos zagueiros Thiago Silva e Miranda e abriam o corredor para os pontas Douglas Costa na esquerda e Willian na direita. Assim, o Brasil atacava a Rússia com pelo menos cinco jogadores. Os dois pontas mais os meias adiantados Paulinho, Philippe Coutinho e o homem de referência Gabriel Jesus. Sem Neymar, a Seleção venceu por 3 x 0, no Estádio Luzhniki, em Moscou.

Desde então, o sistema alternativo passou a fazer parte do repertório de Tite na Seleção. Foi usado, por exemplo, no início das Eliminatórias para a Copa de 2022 contra Bolívia, Peru e a própria Venezuela, no Morumbi, com Renan Lodi alternando os papéis de lateral construtor e de ponta bem aberto pela esquerda. Algo bem parecido com o que deve fazer Arana na partida desta quinta contra a Venezuela.

 

Possibilidades: Arana atuando por dentro como lateral construtor cedendo o corredor a Paquetá

 

“Eu pego de exemplo o Guardiola, com seu 2-3-5, com laterais construtores por dentro. O Liverpool usa laterais com amplitude e os externos por dentro. Com Arana temos as duas opções, tanto na amplitude como articulador. Desde Sampaoli, agora com Cuca também, ele tem essa facilidade de execução. Se quisermos colocar um quinto jogador na frente, ele te dá essa opção. Ele pode vir como articulador para ter mais agudo, ele dá essa versatilidade nessas funções”, comentou Tite na entrevista coletiva pré-jogo contra a Venezuela.

 

Outra alternativa: Arana aberto na esquerda como quinto homem de ataque

 

O auxiliar César Sampaio também destacou a evolução de Arana. “Ficou claro isso (as duas funções de Arana) nas Olimpíadas. Ele ocupando esse espaço conforme o adversário. Ele vive um grande momento, fez por merecer. A esperança é que possa reeditar o que faz no seu clube aqui. Vem somar não somente para agora, mas para decisões futuras. Eu o vejo conversando com o Alex Sandro e isso é muito bom. Expectativa é muito boa”, projetou.

Titular predileto de Tite nas últimas partidas, Alex Sandro nota a evolução de Arana e começa a sentir a pressão saudável do concorrente. “Sobre o carimbo (da convocação) para a Copa do Catar, tem muito chão pela frente, tenho que pensar a cada treino e a cada jogo. Tem aí o Arana que está vindo forte, vindo muito bem. A concorrência está grande na lateral esquerda”, disse o jogador da Juventus.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf