Reinier Versátil, o brasiliense Reinier vira alternativa se Matheus Cunha for vetado. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Versátil, o brasiliense Reinier é alternativa caso Matheus Cunha seja veta na semifinal. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Como Jesus e Favre podem ajudar Jardine a substituir Matheus Cunha com falso 9 Reinier

Publicado em Esporte

Malcolm e Paulinho são os favoritos para substituir o lesionado Matheus Cunha caso o técnico André Jardine não possa contar com o centroavante, mas há uma terceira opção se o comandante verde-amarelo quiser surpreender o México na semifinal do torneio masculino de futebol desta terça-feira, às 5h (de Brasília), no Kashima Stadium, em Kashima.

O meia-atacante brasiliense Reinier é um dos coringas do elenco. Embora seja o caçula do elenco, é um dos jogadores mais experimentados em diferentes posições. Sabe jogar por dentro, pelas pontas e até mesmo como falso centroavante, o popular falso nove. Há pelo menos duas apresentações dele como profissional assumindo o papel de referência no ataque.

Em 2019, o português Jorge Jesus disse em entrevista ao diário espanhol Marca que o Real Madrid cometeria um erro se utilizasse Reinier como ponta. À época, o clube espanhol havia acabado de anunciar a contratação da joia rubro-negra. “Ele é muito inteligente, gosta de aprender e posso dizer que é superdotado. Fisicamente é um superdotado para a posição de segundo atacante, mas não inventem, não o ponham de ponta porque vão estrangulá-lo. O sistema é fundamental para que ele possa render. Por exemplo, tem dificuldade para jogar no 4-3-3”, advertiu o treinador do Flamengo.

Jorge Jesus via Reinier com potencial para a função de falso 9. Fez esse teste na goleada do Flamengo por 6 x 1 sobre o Avaí no Campeonato Brasileiro de 2019. O brasiliense entrou em campo no lugar de Lincoln no segundo tempo e fez dois gols revezando-se no comando do ataque com Gabriel Barbosa. Foi umas das melhores exibições de Reinier no Flamengo em um papel que não era novidade para ele. Havia atuado assim na base do clube e da Seleção.

 

 

Vendido ao Real Madrid, Reinier foi emprestado ao Borussia Dortmund. O então técnico Lucien Favre tinha a mesma opinião de Jorge Jesus sobre o brasileiro. Provou isso na vitória do clube alemão por 3 x 0 contra o Brugge pela fase de grupos da última Champions League. Entrou no segundo tempo com a missão de substituir o norueguês Erling Haaland.

Questionado pelo blog se também trabalha com a ideia de usar Reinier como falso 9, André Jardine respondeu:

 

“Eu até li a matéria (este post) que vocês publicaram. O Reinier realmente tem esse potencial de jogar como um segundo atacante por trás do nove ou até mesmo como falso 9. Eu também o vejo assim, a gente o enxerga como um 10 à moda antiga, daqueles que se relacionam muito bem com o gol, a grande área, a parte terminal do campo. Ele realmente é uma alternativa, uma das opções que nós podemos usar nessa (possível) saída do Matheus Cunha no início ou até mesmo durante o jogo. A gente tem pensado muito sobre isso”, disse Jardine (vídeo no fim do post).

 

 

À espera da decisão de André Jardine, Reinier tem entrado no segundo tempo e foi autor de uma assistência para Richarlison na vitória contra a Arábia Saudita. No último sábado, o menino criado no Guará celebrou dois anos de carreira profissional. Em tão pouco tempo, ele coleciona um título da Libertadores e um Brasileiro, ambos pelo Flamengo, e a conquista da Copa da Alemanha na temporada 2020/2021 pelo Borussia Dortmund.

“Quando eu criança, sonhava demais com esse momento. Foi melhor do que eu era capaz de imaginar. Meus heróis (pais) na arquibancada, a ‘nação’ me abraçando na torcida, o grito de gol tomando conta do estádio e aquele sentimento de vitória na vida. O futebol me deu tudo e eu faço tudo por ele. Faço tudo pelos meus e por vocês. Sou um eterno garoto do ninho. Hoje (sábado) faz dois anos que eu comecei a jogar profissional e quer saber? Tô sonhando acordado. Vamos pra mais! Obrigado a todos que me acompanharam”, escreveu Reinier.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf