Neymar Neymar ficou fora das duas rodadas iniciais nas Eliminatórias para Copa-2018. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Neymar ficou fora das duas rodadas iniciais nas Eliminatórias para Copa-2018. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Como em 2015: Neymar pode desfalcar Brasil na estreia nas Eliminatórias pela segunda vez

Publicado em Esporte

Dúvida para o jogo do Brasil contra a Bolívia nesta sexta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, Neymar pode ficar fora da estreia do Brasil nas Eliminatórias pela segunda vez. Há cinco anos, o atacante não participou do duelo contra o Chile, no Estádio Nacional, em Santiago, no início da trajetória verde-amarela para a Copa da Rússia.

O motivo da ausência naquele 8 de outubro de 2015 é diferente do suspense em 2020. Neymar cumpria suspensão por causa da confusão protagonizada por ele depois da derrota para a Colômbia na fase de grupos da Copa América do Chile. Após o fim do jogo, o atacante chutou a bola nas costas do colombiano Pablo Armero, tentou dar uma cabeçada no zagueiro Jeison Murillo e foi expulso ao sair de campo.  A Conmebol suspendeu o camisa 10 por quatro partidas e Dunga não contou com ele na derrota para o Chile (0 x 2) e na vitória contra a Venezuela (3 x 1). O craque só voltou no empate por 1 x 1 com a Argentina.

Desta vez, Neymar pode ser vetado por causa de dores nas costas. Na manhã desta sexta, o técnico Tite e o médico Rodrigo Lasmar avisaram que aguardarão até o dia da partida para tomar decisão sobre a escalação do jogador. “Ele teve pequena melhora de ontem para hoje, mas não temos ainda nem 24h da dor mais intensa. Tivemos deslocamento, isso tudo dificultou um pouco o tratamento. Ele não tem condições de treino, faz trabalho intensivo com nosso fisioterapeuta e vamos aguardar até amanhã para passar posição ao técnico Tite”, informou Lasmar. Se Neymar não tiver condições, Éverton Ribeiro entrará na equipe.

 

Estreia nas Eliminatórias para a Copa-2018

Chile 2 x 0 Brasil – 8/10/2015

Jefferson;

Daniel Alves, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Marcelo;

Luiz Gustavo (Lucas Lima), Elias, Oscar, Willian e Douglas Costa;

Hulk (Ricardo Oliveira)

Técnico: Dunga

 

Por incrível que pareça, o Brasil está acostumado a estrear sem Neymar. Além de ficar sem ele no primeiro jogo das Eliminatórias para a Copa da Rússia, não contou com o astro da companhia na Copa América Centenário, em 2016, e no início da campanha do título continental de 2019, no Brasil. O jogador tirou férias no torneio realizado nos Estados Unidos e foi cortado por causa de lesão na edição do ano passado da Copa América.

Neymar costuma ser pé-quente nas estreias da Seleção. Balançou a rede, em Brasília, no primeiro jogo da Seleção na Copa das Confederações 2013. Balançou a rede também na primeira exibição do Brasil na Copa do Mundo 2014 ao marcar duas vezes contra a Croácia. Em 2015, deixou o dele contra o Peru na Copa América do Chile.

“Weverton é o goleiro, está definido. Ontem, conversamos. São três grandes goleiros. O Weverton vem de grande campanha, fazendo mais de 20 jogos em alto nível. Isto o credenciou nesse momento. Douglas Luiz também está definido, isto já foi trabalhado. A outra no caso da substituição hipotética do Neymar é o Éverton Ribeiro. Esta é a possibilidade, os treinamentos foram dessa forma, mas esperamos e contamos (com Neymar). Vamos aguardar. Não tendo ele, vai Éverton Ribeiro”, anunciou Tite.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf