53537634908_41da54cb25_c Guardadas as proporções, Vegetti é o "Aldo Serena" de Ramón Díaz no Vasco. Foto: Leandro Amorim/Vasco Guardadas as devidas proporções, Vegetti é o "Aldo Serena" de Ramón Díaz no Vasco. Foto: Leandro Amorim/Vasco

Como a Internazionale de 1988/1989 inspira Ramón Díaz no Vasco em 2024

Publicado em Esporte

O sistema tático escolhido por Ramón Díaz para aplicar e consolidar no Vasco não é aleatório. Vem no mínimo do subconsciente do bom treinador cruzmaltino. Mais precisamente da Internazionale de 1988/1989. O técnico argentino participou de um dos times inesquecíveis na história do Campeonato Italiano. Coincidentemente, arquitetado no 5-3-2 defensivamente — e no 3-5-2 na fase ofensiva. A virada deste domingo por 4 x 2 contra o Botafogo pelo Campeonato Carioca é mais um sinal de que o Gigante da Colina tem um norte.

 

Não conversei com Ramón Díaz, óbvio, mas tenho a impressão de que o Vasco idealizado por ele é temperado com pitadas da Internazionale de Giovanni Trapattoni. Guardadas as devidas proporções, o Vasco em evolução na temporada parece emular aquele timaço nerazzurri.

 

A Internazionale de 1988/1989 tinha uma linha de três zagueiros: Bergomi, Mandorlini e Ferri. O Vasco de Ramón Díaz também. Os escolhidos dele contra o Botafogo foram Rojas, Léo e Maicon. O trio nos empates por 0 x 0 com Flamengo e Fluminense era João Victor, Medel e Léo. Portanto, ele não abre mão da linha de três.

 

A Internazionale de Giovanni Trapattoni: Ramón Díaz no ataque

 

Giovanni Trapattoni usava dois alas na Internazionale: o meia Alessandro Bianchi na direita e o fora de série Andreas Brehme na esquerda. Ambos faziam a composição em linha de cinco sem a bola e avançavam deixando a linha de três com a posse dela. Guardadas as devidas proporções, Ramón Díaz confia nos alas Paulo Henrique e Lucas Piton.

 

O meio de campo daquela Internazionale em que jogou Ramón Díaz era extremamente criativo. Matteoli, Lothar Matthäus e Nicola Berti faziam companhia aos alas Bianchi e Brehme no serviço de construção das jogadas. O Vasco tenta fazer a engrenagem funcionar com Zé Gabriel, Payet e Galdames, autor do gol de empate contra o Botafogo, apoiados por Paulo Henrique e Lucas Piton para abastecer o ataque.

 

O ataque da Internazionale de Trapattoni tinha uma dupla entrosada. Ramón Díaz era o homem de velocidade, da movimentação e do passe final. O cara das assistências para um centroavante à moda antiga, oportunista, com presença de área. O camisa 9 raiz Aldo Serena. David é o cara da velocidade do Vasco. O par perfeito de um centroavante raiz. Vegetti é o “Aldo Serena” na prancheta de Ramón. Pode não ter sido pensado, mas os modelos são muito parecidos. Consciente ou inconscientemente, Díaz se inspira na Inter. 

 

O Vasco do técnico Ramón Díaz contra o Botafogo: sistema usando também contra o Fla e o Flu lembra o da Inter

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf