Casal Belmonte Luis Felipe e Paula Belmonte estiveram no Bezerrão na tarde desta quarta. Foto: Ascom/Gama Luis Felipe e Paula Belmonte estiveram no Bezerrão na tarde desta quarta. Foto: Ascom/Gama

Como a família Belmonte virou solução emergencial para a crise financeira do Gama

Publicado em Esporte

Domingo, 29 de novembro. Dois dias depois do fim da participação do Gama na fase de grupos da Série D do Brasileiro, a diretoria corre para a saída de emergência em meio à grave crise financeira. Pressionada pela debandada dos principais jogadores em meio ao atraso salarial de oito meses, pela dificuldade para renovar contratos, a proximidade do prazo final para novas inscrições na fase de mata-mata e o risco de não ter elenco contra o Goianésia, entrar em contato com o empresário Luis Felipe Belmonte, dono do Real Brasília – terceiro colocado no Candangão 2020 – e proprietário da empresa de marketing esportivo Belmonte Sports.

Era o grito de socorro. Um interlocutor faz a ponte entre Weber Magalhães e Belmonte. Houve abertura de diálogo. A rápida aproximação não surpreende. Afinal, o presidente do Gama foi aliado do mandatário do Real há cinco anos. Weber ajudou Belmonte a entrar no futebol candango, em 2015, na compra do Brasília. Indicou, por exemplo, o badalado José Carlos Brunoro a colaborar com o empresário na profissionalizar o time colorado.

As conversas entre Gama e o Grupo Belmonte evoluíram, mas havia uma condição para o auxílio financeiro: a concordância da deputada federal Paula Belmonte. Nada seria feito sem o aval da esposa dele. Ela não somente topou a liberação de recursos da Belmonte Sports, como irá ao Bezerrão, nesta quarta-feira, tomar conhecimento pessoalmente a dimensão do drama alviverde. A partida de ida contra o Goianésia será neste domingo, às 16h, na cidade goiana.

 

“A empresa resolveu acreditar no projeto do time e forneceu apoio financeiro. Não podíamos deixar o orgulho da cidade ser prejudicado por uma circunstância que está fora do nosso controle. Vamos lutar para que o futebol de Brasília esteja em um lugar de destaque”

Paula Belmonte, deputada federal

 

O blog apurou que o investimento sairá de uma das firmas do casal, uma empresa privada que tem patrocinado diferentes modalidades do Real Brasília (futebol masculino, feminino, futsal) e fomentado esportes olímpicos como judô e vôlei. No futebol masculino, o Real ficou em terceiro lugar no Candangão. No feminino, está nas quartas de final. Hoje, o time de futsal enfrenta o Ceará na volta das semifinais da Copa Brasil.

O socorro financeiro a times coirmãos não é novidade. Luziânia, Sobradinho e Ceilândia foram financiados pela firma. Há possibilidade de a Belmonte Sports ocupar espaço na camisa do clube no mata-mata. A tentativa de viabilizar o Gama passa, também, pelo empréstimo de jogadores do Real ao atual campeão candango. Até a noite de terça, estavam descartadas contratações e o arrendamento do futebol do Gama. Os diferentes lados falam em auxílio emergencial.

 

Auxílio financeiro da Belmonte Sports permitirá ao Gama disputar o mata-mata contra o Goianésia

 

A conversa entre Gama e Real Brasília evoluiu no arbitral da última terça-feira, em meio a uma discussão sobre a péssima posição do Distrito Federal no ranking nacional de federações da CBF. A FFDF fechou 2019 em 21° entre as 27. A projeção em 2020 é de estagnação. Embora Brasiliense e Gama tenham feito, respectivamente, a primeira e a segunda melhores campanhas da fase de grupos, a tendência, hoje, é de que a FFDF mantenha a mesma posição no ranking. A queda dos dois clubes na primeira fase da Copa do Brasil, por exemplo, pesa bastante.

 

“Desde logo adianto que o investimento será com recursos próprios da Belmonte Sports, sem qualquer envolvimento com recursos públicos. Já temos auxiliado algumas situações no esporte do DF: judô, vôlei, futsal e no futebol o Luziânia, Sobradinho e Ceilândia. Nosso objetivo tem sido fortalecer o esporte no DF. Hoje, temos chances de ter dois clubes do DF na Série C. Isso será ótimo, inclusive para melhorar o ranqueamento da Federação. Brasiliense está tranquilo. Creio que irá para a Série C. O Gama é que está precisando de auxílio”

Luis Felipe Belmonte, ao blog

 

O que isso tem a ver com o investimento da Belmonte Sports no Gama? A intenção de turbinar o alviverde na Série D e na Copa Verde. As duas competições dão pontos à FFDF para evitar, por exemplo, o perrengue enfrentado pelo Brasiliense neste ano na Série D. Como o DF tinha apenas uma vaga direta na fase de grupos da quarta divisão, o vice-campeão local teve de se submeter à Pré-Série D com jogos de ida e volta contra o Tocantinópolis. Outra projeção é o DF ter mais vagas na Copa Verde. Hoje, são duas. Com uma terceira, o Real Brasília teria mais calendário.

A projeção é de que o Brasiliense suba e o Gama vá o mais longe possível na Série D depois das perdas de nove jogadores, entre eles, o goleiro Calaça, o zagueiro Emerson e o centroavante Nunes. A evolução da FFDF no ranking da CBF poderia beneficiar o Real Brasília. Hipótese: se Brasiliense e/ou ou Gama subir, uma ou até duas vagas ficarão abertas na Série D 2021. Uma delas, para o Real Brasília. Se ambos subirem, a outra cairá nas mãos do Formosa.

Não há como negar, ainda, que o Gama é um reduto eleitoral relevante para o casal Luis Felipe e Paula Belmonte. Ele é suplente do senador Izalci Lucas e um dos articuladores do partido Aliança pelo Brasil. Ela, deputada federal com projeção de candidatura ao Governo do Distrito Federal. O patrimônio declarado por ambos ao TSE nas últimas eleições supera os R$ 70 milhões.

 

Atualização: Como publicado nesta quarta no blog, Luis Felipe e Paula Belmonte estiveram no Bezerrão (fotos) e confirmaram o aporte financeiro ao Gama. Vilson Taddei receberá nesta quinta quatro reforços da segunda divisão local: Regino (Brasília) e Da Silva, Mirandinha e Robinho do Samambaia. Os três últimos nem disputarão a final da segundona contra o Santa Maria.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf