Como a CBF minou Brasileirão Sub-23 independente com final em Brasília

Compartilhe

Uma conversa ao pé do ouvido aqui, mensagens no WhatsApp ali, recados diretos e indiretos enviados via presidentes de federações aos clubes na semana passada e pronto: assim a Confederação Brasileira de Futebol minou a realização de um Campeonato Brasileiro Sub-23 independente com a participação de 18 times liderado pela Liga Brasileira de Aspirantes (LBA). Com medo de sanções e de represálias, os clubes foram “tirando os times de campo” e o evento foi esvaziado.

O blog apurou que a competição prevista para o segundo semestre começaria neste mês, em São Paulo, e terminaria em Brasília, em 2 de dezembro. A logística previa jogos no Bezerrão, Serejão e Mané Garrincha. O torneio daria sequência ao Brasileirão de Aspirantes. Organizada de 2017 a 2022 pela entidade máxima do futebol, a competição foi extinta nesta temporada. Havia, inclusive, acordos iniciais para transmissão das partidas em canais de streaming.

Em 26 de dezembro do ano passado, a CBF divulgou o calendário das competições masculinas de base em 2023 e causou uma surpresa: o cancelamento do Brasileirão Sub-23. A primeira alegação para o arquivamento do Nacional de Aspirantes era a seguinte: “Considerando o desinteresse manifestado pelos times elegíveis à disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol de Aspirantes 2023, a competição foi descontinuada”, informava o documento.

O Brasileirão Sub-23 saiu do papel na gestão provisória do Coronel Nunes como torneio alternativo a jogadores subaproveitados na transição da base para o profissional. Uma tentativa de mantê-los ativos, empregados, contribuir na transição e evitar a desistência da profissão. A primeira edição teve 10 participantes em 2017 e subiu para 16 nas versões de 2018 a 2022 nos mandatos de Rogério Caboclo e Ednaldo Rodrigues. O atual presidente decidiu abolir o torneio.

Chateados com o cancelamento em 2023, clubes das quatro divisões do Brasileirão, fora de série e outros formadores se uniram na tentativa de organizar um torneio independente para dar continuidade ao evento sob o nome de Liga Brasil de Aspirantes (LBA).

A articulação começou em abril e desagradou a cúpula da CBF. Em meio aos debates no Congresso Nacional sobre a Lei Geral do Esporte, a entidade vetou o torneio sob a alegação de que “compete a ela, pela atribuição como entidade que promove o fomento ao futebol em diferentes categorias, organizar e realizar competições”. Questionava, portanto, a constituição jurídica da LBA.

Segundo a CBF, apenas três clubes demonstraram interesse de disputar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes em 2023 antes da publicação do calendário da base. O custo do torneio foi estimado pelo departamento de competições em R$ 20 milhões. Chamou a atenção uma contradição sobre o suposto desinteresse. Paralelamente, 23 times participaram, em abril deste ano, da primeira reunião da LBA. Entre eles, dois do Distrito Federal: o atual campeão candango Real Brasília e o vice, Brasiliense.

Dezoito estavam decididos a disputar o Brasileirão de Aspirantes independente a partir deste mês e mantinham jogadores sob contrato: o atual campeão Cuiabá e mais Sport, Bahia, Vasco, Botafogo, Chapecoense, Goiás, Ponte Preta, Juventude, Criciúma, Coritiba, Vila Nova, Ceará, Brasiliense, Real Brasília, Ska Brasil, Retrô e Náutico.

Cinco desistiram: Fluminense, Paraná Brasil, Azuriz, Laguna e Ibrachina.  Sem quórum, o torneio minguou e causou revolta em jogadores impedidos de jogar e muito menos de serem emprestados a times com torneios em andamento. A polêmica deve reativar o debate sobre o Brasileirão de Aspirantes para 2024. Além do torneio Sub-23, a CBF aboliu as Supercopas do Brasil Sub-20 e Sub-17 no anúncio do calendário para 2023 e criou o Brasileirão Sub-15.

Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Campeões e vices

  • 2017 (10 times):  Internacional (Santos)
  • 2018 (16 times): São Paulo (Internacional)
  • 2019 (16 times):  Internacional (Grêmio)
  • 2020 (16 times): Ceará (Vila Nova-GO)
  • 2021 (16 times): Grêmio (Ceará)
  • 2022 (16 times): Cuiabá (Red Bull Bragantino)

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

6 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

12 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás
  • Esporte

Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo que faltou no Flamengo

O Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo midiático que o dirigente não teve…

6 dias atrás