Comitê Rio-2016 cobra manutenção especializada no gramado do Mané. Três seleções confirmam fase de treinos no DF

Publicado em Esporte, Sem categoria

Sede de 10 partidas dos torneios de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, Brasília corre contra o tempo para acalmar o Comitê Organizador. Há duas semanas, a gerência de operações e gestão de instalações cobrou do GDF agilidade na manutenção especializada do gramado do Mané Garrincha. Faz mais de 40 dias que a empresa vencedora da licitação aguarda a assinatura do contrato. A alegação do governo para o impasse é falta de recurso financeiro.

O blog apurou que, além do Brasil, outras três seleções já confirmaram que pretendem realizar aclimatação e o período de treinos na cidade: Iraque, Dinamarca e África do Sul pretendem desembarcar na cidade a partir de 24 de julho. As três são do grupo da Seleção na primeira fase. O plano do Comitê Organizador é que as quatro seleções se revezem em trabalhos no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, no Bezerrão e no Abadiao. Com as obras atrasadas, o Cave está praticamente descartado é o Mané Garrincha só será liberado para os reconhecimentos de gramado.

O Brasil vai fazer um período de treinos em Teresópolis (RJ) e só deve chegar a Brasília em 2 de agosto, dois dias antes da estreia diante da África do Sul, dia 4, às 13h. A partir daí, ficaria no Df até o duelo com o Iraque e partiria rumo a Salvador para enfrentar a Dinamarca.

Uma fonte da Novacap disse ao blog que a contratação da manutenção especializada do piso do Mané Garrincha depende da transferência de recurso da Terracap para a Novacap. Segundo ele, o acordo está fechado, mas a ordem de serviço só depois do empenho financeiro. A transferência do recurso estava prevista para a semana passada, mas não ocorreu. A expectativa foi adiada para esta semana.

O desgaste do Comitê Organizador Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016 começou quando houve um pedido para que a Greenleaf, vencedora da licitação, providenciasse um banho de luz artificial nos setores do gramado que não recebem raios solares. Só então soube que o contrato da Novacap com a firma privada não estava assinado.

No período sem contrato, engenheiros da Novacap fazem o serviço. Para as partidas do Flamengo, que usará a arena como casa no Brasileirão, o clube rubro-negro carioca contratou a Greenleaf e paga do próprio bolso a firma especializada pelo trabalho de manutenção do campo do Mané Garrincha para os seus jogos — o primeiro deles no próximo dia 6 contra o Palmeiras.