A Comissão Médica da Conmebol divulgou nota nesta quinta-feira assinada pelo presidente do departamento, o ex-jogador do Cerro Porteño, Osvaldo Pangrazio, no qual iforma os números da entidade relativos a infecções causadas pelo coronavírus na Copa América. Dos 5.458 testes, 65 deram positivo para a doença, o equivalente a 1,19%.
Na última terça-feira, o blog havia informado que os números divulgados pelo Ministério da Saúde na noite de segunda-feira surpreenderam a Conmebol e haveria manifestação da entidade, o que se confirmou hoje. O Ministério da Saúde apontava 31 infectados entre jogadores e membros das delegações. O blog havia apurado que a Comissão Médica da Conmebol contabilizava 18, sendo 11 jogadores e 7 integrantes de três seleções: Venezuela, Bolívia e Colômbia. Atualizado, o documento publicado hoje aponta mais um e fala em 19.
Segundo o documento, foram feitos 5.458 testes RT-PCR. Há registro de 65 casos positivos e 5.393 negativos. o público alvo dos exames foram delegações das 10 seleções participantes, estafe operacional da Conmebol (oficiais de partida), estafe operacional nos estádios, grupos de controle da covid (imprensa, TV, fotógrafos…) e convidados especiais.
De acordo com a Conmebol, o número de infectados corresponde a 1,19% do total de exames. Dos 65 testes positivos, 46 correpondem a membros de estafe do estádio, da Conmebol e equipes de arbitragem, e 19 a integrantes de delegação, ou seja, jogadores e membros da comissão técnica das seleções.
O texto diz, ainda, que “a Conmebol está comprometida com a aplicação do Protocolo de Recomendações Médicas para viagens e competições e mantém um canal aberto de comunicação com as autoridades de saúde do governo brasileiro, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância e Saúde.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaulolimadf