Imagem O reserva Deyverson invade o gramado durante o lance do gol de Dudu. Foto: Reprodução/SBT O reserva Deyverson invade o gramado durante o lance do gol de Dudu. Foto: Reprodução/SBT

Comissão Disciplinar da Conmebol rejeita recurso do Atlético-MG e mantém Palmeiras na final

Publicado em Esporte

Três dias depois de o Atlético-MG pedir anulação da partida de volta da semifinal da Libertadores contra o Palmeiras por causa da invasão de campo do centroavante reserva Deyverson no momento do gol do empate por 1 x 1 marcado por Dudu, no Mineirão, a Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conembol) indeferiu nesta segunda-feira todos os pedidos do Galo e manteve o resultado do campo. A decisão é assinada pelo presidente da comissão, Eduardo Gross Brown, mas ainda cabe recurso na Comissão de Apelações da entidade máxima do futebol no continente.

Com isso, por enquanto, a final única entre Palmeiras e Flamengo está confirmada para 27 de novembro. O Atlético-MG tem 24 horas para recorrer da decisão desta segunda-feira mediante o pagãmente de US$ 3 mil conforme indica o Art. 675 do Código Disciplinar da Conmebol e aguardar por um parecer definitivo sobre o imbróglio do lance decisivo da semifinal.

O departamento jurídico do Atlético fez os seguintes pedidos à Conmebol: anular o gol de Dudu e determinar o resultado final da partida 1 x 0 para o Atlético, classificando o clube para a final contra o Flamengo; ou que o confronto de volta seja repetido.

Na petição, Atlético cita a regra 3.9 do Laws of the Game 21/22 da International Football Association Board (IFAB). “Se, após a marcação de um gol o árbitro perceber que um jogador substituto da equipe que o marcou se encontrava dentro do campo naquele momento, o árbitro deve invalidá-lo e reiniciar o jogo com um tiro livre direto, executado do local em que a pessoa extra estava”. O clube conclui: “Em que pese o árbitro tenha apenado o referido atleta com cartão amarelo, deixou de aplicar as regras do jogo, que determinam a anulação do gol”.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf