O bicampeonato do Independiente na Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira, no Maracanã, amplia um recorde da Copa Libertadores da América 2018. Com a classificação da equipe argentina, a edição do ano que vem passa a ter 17 dos 25 times que já levantaram o troféu no principal torneio de clubes do continente. A maior marca pertencia a Libertadores de 2016, que contou com 15 vencedores da competição.
Maior colecionador de títulos da Libertadores, o heptacampeão Independiente retorna ao torneio após sete anos de vacas magras. A última participação havia sido em 2011. Os amargos terminaram em terceiro lugar no Grupo 8 e deram adeus precocemente ao torneio. Na época, o Rei de Copas também havia entrado no torneio graças ao primeiro dos dois títulos da Sul-Americana, em 2010, diante de outro time brasileiro — o Goiás.
Por sinal, o Independiente confirma mais uma vez a fama de carrasco dos clubes brasileiros em finais. Ficou com a taça em cinco das sete decisões. Além de superar Flamengo e Goiás em finais da Copa Sul-Americana, o algoz bateu São Paulo e Grêmio em decisões da Libertadores e o próprio Flamengo na Supercopa dos Campeões de 1995. Apenas Internacional e Grêmio conseguiram derrotar o Rei de Copas valendo título — ambos na Recopa Sul-Americana. O time colorado triunfou em 2011 e o tricolor gaúcho em 1996.
A conquista do Independiente é mais uma daquelas histórias recentes de clubes que passaram o vexame do rebaixamento, aprenderam com a queda e deram a volta por cima conquistando um título internacional. Foi assim com Grêmio, Corinthians, Atlético Mineiro e River Plate recentemente na Copa Libertadores.
O Independiente caiu para a segunda divisão do Campeonato Argentino na temporada de 2012/2013. Retornou em 2013/2014 após terminar a segundona em terceiro lugar, atrás do Banfield e do Defensa Y Justicia. Três temporadas depois, conquista a Copa Sul-Americana com autoridade sobre o Flamengo e manda recado aos concorrentes na próxima Libertadores 2018: o Rei de Copas voltou!
Azar de quem cair na chave do Independiente no sorteio da próxima quarta-feira…
LIBERTADORES 2018
Os classificados por país. Em vermelho, os clubes que já foram campeões
» Argentina (7 vagas)
Boca Juniors, River Plate, Atlético Tucumán, Estudiantes, Racing, Banfield* e Independiente
» Bolívia (4)
The Strongest, Bolívar, Oriente Petrolero* e Jorge Wilstermann*, San José de Potosí* ou Blooming*.
» Brasil (8)
Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco* e Chapecoense*
» Chile (4)
Universidad de Chile, Colo-Colo, Santiago Wanderers* e Unión Española* ou Concepción*
» Colômbia (4)
Atlético Nacional, Junior Barranquilla*, Millonarios e Santa Fe (um dos dois últimos na fase de grupos)
» Equador (4)
Delfin, Emelec Independiente del Valle* e Macará*
» Paraguai (4)
Cerro Portenõ, Libertad, Guaraní* e Olimpia*
» Peru (4)
Alianza, Real Garcilaso, Melgar* e Universitario*
» Uruguai (4)
Peñarol, Defensor, Nacional* e Montevideo Wanderers*
» Venezuela (4)
Monagas, Deportivo Lara, Carabobo* e Deportivo Táchira*
*Classificado para a fase eliminatória.