Com eliminação do Brasiliense, futebol candango não vence jogo na Copa do Brasil desde 2016

Compartilhe

A questão não é ser eliminado da Copa do Brasil por Grêmio, Ponte Preta e América-RN, como foram, respectivamente, Brasiliense, Gama e Real Brasília. Os carrascos das eliminações são times tradicionais. No estágio atual do futebol candango, é difícil competir com essas camisas.

Inaceitável é o jejum de vitórias. Com a eliminação do Brasiliense, o Distrito Federal completou 13 partidas consecutivas sem vencer na Copa do Brasil. Empata ou perde. A última vez que um time candango venceu no segundo torneio mais importante do país faz cinco anos.

Em 14 de maio de 2016, o Gama derrotou o América-RN por 1 x 0 na partida de ida, no Bezerrão. Perdeu na volta, em Natal, por 3 x 2, mas avançou à segunda fase. Deu adeus ao mata-mata nacional no pênaltis contra o ABC depois de dois empates. O futebol candango não pode ficar tanto tempo sem vencer, principalmente em partidas realizadas no sistema de ida e volta.

A queda do Brasiliense contra o Grêmio é normal. A partir de agora, os representantes da cidade no Brasileirão precisam se concentrar na Série D. É o que a régua do futebol local permite alcançar. A prioridade zero é subir para a C. Afinal, os times da cidade não disputam a terceira divisão desde 2013. Lá se vão oito temporadas consecutivas de vacas magras.

Jejum candango

  • 2021
    Gama 1 x 2 Ponte Preta
    Real Brasília 0 x 2 América-RN
    Grêmio 2 x 0 Brasiliense
    Brasiliense 0 x 0 Grêmio
  • 2020
    Gama 3 x 3 Brasil de Pelotas
    Brasiliense 1 x 1 Paysandu
  • 2019
    Brasiliense 0 x 0 CRB
    Sobradinho 0 x 0 América-RN
  • 2018
    Brasiliense 1 x 1 Oeste
    Ceilândia 2 x 3 Avaí
  • 2017
    Luziânia 0 x 2 Vitória
    Ceilândia 1 x 1 ABC
  • 2016
    Gama 1 x 0 América RN
    América-RN 3 x 2 Gama
    Gama 1 x 1 ABC
    ABC 1 (1) x 1 (4) Gama

A Copa Verde é outro torneio acessível na temporada. O Brasiliense defenderá o título em 2021. O outro representante da cidade no torneio regional será o Gama. É o que resta e está palpável ao combalido futebol candango. E pensar que não era assim na virada do século.

O Gama enfileirou quatro participações consecutivas na Série A do Campeonato Brasileiro nas edições de 1999, 2000, 2001 e 2002. O Brasiliense conquistou a Série C (2002) e a B (2004). Disputou a final da Copa do Brasil em 2002. Figurou na primeira divisão em 2005.

A realidade, hoje, é outra. No mundo dos sonhos, o futebol candango só participará novamente da Série A em 2024. Antes disso, a torcida é para que os times da capital do país quebrem o jejum de vitórias na Copa o Brasil na edição do ano que vem.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

10 horas atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

14 horas atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

2 dias atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

3 dias atrás
  • Esporte

Abel evita queda do Inter por 1 ponto 4 anos após perder título por 1 ponto

Há quatro anos, o técnico Abel Braga amargou uma das maiores frustrações na carreira de…

3 dias atrás
  • Esporte

Copa do Mundo testa o poder de articulação da nova CBF nos bastidores

  Um detalhe importante no sorteio dos grupos da Copa do Mundo é a atenção…

3 dias atrás