Pablo O zagueiro Pablo é o maior exemplo de desperdício do Flamengo no mercado. Foto: Marcelo Cortes/CRF O zagueiro Pablo é o maior exemplo de desperdício do Flamengo no mercado. Foto: Marcelo Cortes/CRF

Com dinheiro de sobra, o Flamengo precisa errar menos nas contratações

Publicado em Esporte

O Flamengo ostenta o maior orçamento da América do Sul, tem dinheiro sobrando, mas precisa urgentemente reduzir a margem de erro nas contratações para evitar o desperdício. Os títulos acobertam o investimento altíssimo em alguns reforços que não vingaram.

 

Os concorrentes percebem quando não deu certo e atacam. O São Paulo, por exemplo, tentou articular a contratação do volante Allan. Cogitou-se, inclusive, uma troca, com o meia Marcos Antônio. O jogador interessa ao técnico rubro-negro Filipe Luís. 

 

Allan custou 8,2 milhões de euros aos cofres do clube carioca. Não é mau jogador. As lesões atrapalham. O nível das atuações de Pulgar e a impaciência da torcida também. 

 

O Santos não procura o atacante Michael por acaso. Repatriado no meio da temporada de 2024, o ponta não repete o desempenho da primeira passagem pelo Flamengo. Voou baixo na passagem do técnico Renato Gaúcho pelo Ninho do Urubu e teria sido eternizado em 2021 se fizesse o gol da virada contra o Palmeiras na decisão da Libertadores. 

 

A bola do jogo caiu nos pés de Michael no segundo tempo. As lesões prejudicam a sequência do jogador no time. A concorrência é outro obstáculo: Samuel Lino e Everton Cebolinha estão na frente dele. Bruno Henrique é outra opção naquele pedaço do campo.

 

Leia também

Por que Jhon Jhon serve ao Bragantino, mas não seduz os ricos do futebol brasileiro?

 

A Europa monitora a situação de Emerson Royal. O lateral-direito contratado por 8 milhões de euros desembarcou no clube com status de titular, porém perdeu a posição para o uruguaio Varela. Erros sucessivos minaram o jogador e abriram os olhos do mercado internacional. A Fiorentina é uma das interessadas em abreviar o tempo dele no Flamengo. 

 

Primeira contratação da era José Boto, o centroavante Juninho Vieira deixou o clube rumo ao Pumas. Ele foi sondado pelo Bahia antes da transferência para o futebol mexicano. O Flamengo aplicou 5 milhões de euros na contratação e o vendeu pelo mesmo valor.  

 

O River Plate percebeu o desinteresse do Flamengo pelo lateral-esquerdo Matías Viña e o levou para Buenos Aires por empréstimo. O meia De la Cruz é outro alvo do time argentino. Filipe Luís conta com o uruguaio, mas a atual gestão avalia o custo-benefício. 

 

O maior exemplo de desperdício era o zagueiro Pablo. O beque foi contratado em março de 2022 por 2,9 milhões de euros pagos ao Lokomotiv Moscou. Encostado no clube, foi cedido por empréstimo ao Botafogo, retornou ao clube para não ser utilizado e acertou no fim do ano a transferência para o São Bernardo após o término do contrato de três temporadas.

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolima.jor