Campeão em 2007, Miguel Ángel Russo classificou o Boca nesta quarta Campeão em 2007, Miguel Ángel Russo classificou o Boca nesta quarta

Com a classificação do Boca, três dos quatro técnicos semifinalistas da Libertadores ostentam título do torneio

Publicado em Esporte

Se a Libertadores fosse concurso público, Marcelo Galllardo estaria em vantagem na prova de títulos. Dos quatro times candidatos à conquista da Libertadores em 2020, três são comandados por técnicos campeões do torneio continental. A exceção é o português Abel Ferreira. O comandante do Palmeiras busca o primeiro título na carreira de treinador.

A prova de títulos tem Marcelo Gallardo na liderança com duas conquistas. Ambas pelo River Plate. Levou o time à conquista do título pela primeira vez em 2015. Repetiu o feito em 2018. Quase enfileirou o tricampeonato no ano passado, mas perdeu para o Flamengo.

Se desbancar o Palmeiras e conquistar o título em 30 de janeiro, no Maracanã, Gallardo igualará o número de títulos de Osvaldo Zubeldía, tricampeão à frente do Estudiantes de La Plata nas edições de 1968, 1969 e 1970 da LIbertadores. O recorde é do tetra Carlos Bianchi, protagonista de três conquistas com o Boca Juniors e uma pelo Vélez Sarsfield.

Miguel Ángel Russo classificou o Boca Juniors para as semifinais ao superar o Racing nesta quarta-feira por 2 x 0. O time xeneize havia perdido a partida de ida por 1 x 0, no El Cilindro, mas conseguiu a virada em La Bombonera. O treinador tentará repetir o feito de 2007. Naquele ano, o Boca desbancou na decisão do Grêmio, de Mano Menezes.

A pedra do caminho do bi pessoal de Miguel Ángel Russo chama-se Alexi Stival. O popular Cuca brindou o Atlético-MG com a conquista da Libertadores em 2013. Sete anos depois, pode repetir o feito à frente do Santos depois de eliminar o Grêmio com autoridade.

Abel Ferreira não tem título, mas conta com um retrospecto favorável. Pelo menos dois técnicos europeus orgulham-se de ter o título da Libertadores no currículo. O croata Mirko Jozic levou o Colo Colo à glória eterna em 1991. O português Jorge Jesus, compatriota de Abel Ferreira, é o atual campeão depois da virada protagonizada contra o River Plate.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf00