Há um mês, um post publicado aqui no blog apontou para a possibilidade de dois lados antagônicos do futebol nacional caminharem em direção a uma fusão. A Liga do Futebol Brasileiro (LiBRA) deu mais um passo em direção ao casamento com a Liga Forte União (LFU) nesta terça-feira, em um encontro dos clubes filiados com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.
Liderada pelo diretor-executivo Silvio Matos, a LiBRA apresentou ao dirigente os trâmites para a fusão com a LFU, que também se reuniu recentemente com o cartola.
“Tanto os membros da LiBRA, quanto os membros da LFU pensam da mesma maneira. A gente está cada vez mais alinhado. Não há praticamente nenhuma divergência razoável. É tudo muito simples, de encaminhamento. E nesse momento, a gente estar junto com a CBF, trazendo a discussão para dentro da CBF, ouvindo a experiência da CBF e alinhando esses interesses comuns ao futebol, é absolutamente fundamental”, diz Silvio Matos.
Não haveria outro lugar para a gente provocar essa discussão agora que a gente está na reta final de começar a constituir essa tão falada e esperada Liga, que é ambição de todos os blocos aqui”, completou o executivo da LiBRA.
Leia também:
Bastidores do negócio entre LFU e Globo e onde assistir ao Brasileirão 2025
No último dia 9, os clubes vinculados à LFU também se reuniram com a CBF apontando para a fusão com a LiBRA depois das negociações separadas dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir desta temporada. Há, inclusive, um Comitê de Integração das Ligas com a missão de acelerar um acordo definitivo entre os dois lados.
A fusão caminha a passos largos. Além do encontro da LiBRA com a CBF, houve uma reunião entre presidentes dos times da LiBRA e da LFU na Gávea, sede do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Os dois lados começaram a discutir pontos comuns como a venda dos naming rights do Brasileirão sob a tutela da liga unificada e os regulamentos geral e específico da CBF. Há um desejo também de fortalecer a Comissão Nacional de Clubes.
Os clubes da LiBRA
Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, RB Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória (Série A); ABC e Guarani (Série C); Sampaio Corrêa (Série D).
Os clubes da LFU
Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco (Série A); Atlético-GO, Athletico-PR, Amazonas, América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova (Série B); CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta e Tombense (Série C).
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf