Das 27 seleções que podem cair no grupo do Brasil no sorteio desta sexta-feira, na Rússia, cinco podem ser um indicativo de título na Copa de 2018. Inglaterra, México, Espanha, Suécia e Costa Rica caíram na chave da Seleção em pelo menos uma das cinco conquistas da Seleção. Portanto, fica a dica aos supersticiosos de plantão: se um desses cinco países pegar o Brasil na fase de grupos, prepare-se que vem coisa boa. Principalmente se um dos rivais for a Inglaterra. É o que eu mostro a seguir no esquenta para o evento de daqui a pouquinho, no Kremlin. Dos 32 países classificados, quatro não poderão pegar o Brasil na fase de grupos — os vizinhos Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru, ou seja, o quarteto da América do Sul.
» Inglaterra
Campeões mundiais em 1966, os inventores do futebol moderno caíram na chave do Brasil em duas das cinco campanhas do título. Em 1958, na Suécia, e na conquista do tri, em 1970. Tem mais, supersticioso de plantão. A Seleção coleciona cinco títulos. Em quatro deles, cruzou com os súditos da rainha pelo caminho. Em 1962 e em 2002, o encontro aconteceu nas quartas de final. No tetra, em 1994, a Inglaterra não se classificou para a Copa dos Estados Unidos.
» México
Quando a seleção asteca cai no grupo do Brasil, é sinal de que algo de bom pode acontecer. Foi assim em 1962. O Brasil estreou contra o tradicional adversário vencendo por 2 x 0. Foi a arrancada para a campanha do bicampeonato. Em 1950, o México pintou na chave canarinha e a equipe verde-amarela foi vice-campeão diante do Uruguai. Em 2014, apesar do tropeço diante do México na segunda rodada da fase de grupos, o Brasil ficou entre os quatro.
» Espanha
Campeão mundial em 2010, a Fúria caiu na chave do Brasil na campanha do bicampeonato, em 1962. A Seleção venceu o jogo por 2 x 1 na trajetória que terminou com a conquista do título diante da Tchecoslováquia. Os dois países não duelam na Copa desde 1986, quando o Brasil estreou justamente contra os espanhóis e chegou apenas às quartas de final.
» Suécia
A seleção escandinava caiu no grupo do Brasil na campanha do tetra, em 1994. No mesmo torneio, disputaram a semifinal. Enfrentar a Suécia na Copa costuma dar sorte. Em 1950, vencer o adversário ajudou o Brasil a ser vice-campeão. Em 1958, Pelé e companhia faturaram o primeiro título do país diante da Suécia. Portanto, não fique sofrendo de véspera.
» Costa Rica
Você lembra aquela madrugada em que você ficou acordado para ver a goleada do Brasil por 5 x 2 sobre a Costa Rica em 2002? Foi exatamente na fase de grupos. O triunfo ajudou o técnico Luiz Felipe Scolari a deixar o time no ponto para a fase de mata-mata. O fim da história você conhece muito bem. Brasil pentacampeão na Copa organizada por Coreia do Sul.
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…