Marquinhos Marquinhos em perseguição a Vargas: xerife da zaga fará falta contra a Argentina. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Marquinhos em perseguição a Vargas: xerife da zaga fará falta contra a Argentina. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Casemiro, Jesus e Marquinhos: Seleção acumula suspensões antes de jogos pesados na Era Tite

Publicado em Esporte

Uma sina persegue a Era Tite: a perda de peças-chave da Seleção Brasileira antes de jogos importantíssimos como o clássico deste domingo contra a Argentina, às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar-2022. Adenor Leonardo Bachi não poderá contar com Marquinhos, seu melhor zagueiro, para deter o ataque dos atuais campeões da Copa América.

Ausências como essa pesaram no passado. Casemiro cumpria punição nas quartas de final da Copa contra a Bélgica. Também ficou sem o suspenso Gabriel Jesus na decisão da Copa América deste ano. Curiosamente, foram as únicas derrotas de Tite em jogos oficiais. O drama é maior agora porque o técnico também não conta com xodós “ingleses” como Thiago Silva. A Premier League não liberou o jogador do Chelsea nem Gabriel Jesus e Ederson (Manchester City), Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool), Richarlison (Everton), Raphinha (Leeds United) e Fred (Manchester United).

Marquinhos recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 1 x 0 contra o Chile, em Santiago. Logo, cumprirá suspensão no superclássico. Eder Militão terá a companhia do estreante Lucas Veríssimo ou do veterano Miranda. As duas opções são excelentes, mas Tite e a Seleção não costumam lidar muito bem com ausências de peso em jogos desse tamanho. Marquinhos virou o xerife da defesa no ciclo para a Copa do Qatar-2022. É um dos responsáveis pela sincronia do sistema defensivo — um dos mais fortes do mundo.

Tite falou sobre a ausência de Marquinhos na entrevista coletiva virtual desta sexta-feira, no Chile.

Estou muito tranquilo com Lucas Veríssimo e Miranda. Não pensei ainda. Vi o jogo ao vivo, entre Palmeiras e São Paulo, e o Miranda jogou muito. O Lucas está em um grande momento, desde a época do Santos. Esteve muito próximo de ser convocado antes. Os dois estão treinando e estão bem preparados e têm essa condição de começar jogando, afirmou o treinador.

Há três anos, o Brasil eliminou o México nas oitavas de final da Copa do Mundo. Venceu por 2 x 0, em Samara, com gols de Neymar e de Roberto Firmino, mas sofreu uma terrível baixa para a fase seguinte. O volante Casemiro recebeu cartão amarelo e ficou fora da partida contra a Bélgica nas quartas de final. O substituto Fernandinho não fez uma boa partida e a Seleção foi eliminada por 2 x 1, em Kazan. Roberto Martínez soube explorar a fragilidade do meio de campo verde-amarelo sem o seu principal cão de guarda.

Na Copa América deste ano, Gabriel Jesus foi expulso nas quartas de final contra o Chile e suspenso por dois jogos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A entidade interpretou como agressão o chute no lateral-esquerdo Mena. Jesus cumpriu o castigo contra o Peru nas semifinais e diminuiu o potencial do ataque na decisão contra a Argentina.

Jesus tinha papel importante no ataque atuando pela direita e obrigou Tite a reinventar o time sem ele na vitória por 1 x 0 contra o Peru e na derrota por 1 x 0 para a Argentina na final. Gabriel Jesus havia sido expulso também contra o Peru durante a decisão da Copa América 2019, no Maracanã, e deixou o Brasil com 10 jogadores por 26 minutos.

Sim, o Brasil lidera as Eliminatórias com 21 pontos, seis à frente da Argentina, mas é clássico. Tite perdeu duas vezes para a Argentina. Uma no amistoso de 2017 contra o time de Jorge Sampaoli, na Austrália, e outra diante da equipe comandada agora por LIonel Scaloni na final da Copa América 2021. Diante da carência de duelos contra adversários europeus, a Argentina virou a régua do desempenho verde-amarelo a 443 dias da Copa.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf