
A primeira divisão do Distrito Federal voltará a ter a presença de seis campeões na elite despois de cinco anos. Com a confirmação do acesso do Brasília na goleada por 6 x 0 contra o Candango, no Bezerrão, com quatro gols do artilheiro isolado do campeonato Felipe Clemente com 10 bolas na rede, a Série A do Candangão de 2026 contará com o recordista de títulos Gama (14), Brasiliense (11), Brasília (8), Sobradinho (4), Ceilândia (3) e Real Brasília (1).
A última edição com presença em massa de campeões na Série A do Candangão foi a de 2020. À época Brasiliense, Ceilândia, Gama, Luziânia, Sobradinho e Taguatinga estavam entre os 12 times da elite doméstica. Havia sido assim também em 2019.
Além dos seis campeões, o Candangão contará com quatro candidatos ao título inédito. O atual vice-campeão Capital, Paranoá, Samambaia e a campeã inédita da segunda divisão, Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc). Os 5 x 0 contra o Grêmio Valparaíso confirmou a conquista com um ponto de vantagem em relação ao Brasília (14 x 13).
O acesso da Aruc é marcado por uma curiosidade. Em 2000, o time subiu para a primeira divisão reforçado por jovens da base do Gama. Cláudio, Rick, Nen, Júnior, Goeber, Altair, Josué e Rodrigão eram alguns dos jogadores cedidos pelo clube alviverde.
Vinte e cinco anos depois, a Aruc conquista o título inédito na segunda divisão turbinada por talentos vinculados ao Brasiliense, justamente o time responsável pelo vice da Aruc na final de 2000 da segunda divisão do Distrito Federal.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

