Atual campeão candango, o Ceilândia é o mais novo integrante da família SAF. Foto: Ed Alves/CB.DA Press
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título no próximo ano, mais da metade aderiu ou está a caminho de virar Sociedade Anônima do Futebol. Seis times estão decididos ou em processo de transformação e confirmaram a decisão em entrevista ao blog no arbitral da última quinta-feira e quatro seguem dispostos por enquanto a seguir o modelo tradicional de gestão.
Atual campeão do Distrito Federal, o Ceilândia é o mais novo integrante da Família SAF. A diretoria está em processo de transição para a nova gestão e oficializou na manhã desse sábado. Outro clube próximo de mudar o regime é o Real Brasília. O vencedor da edição de 2023 do Candangão também será SAF.
Em abril, o blog revelou a mudança do Brasiliense para o regime de SAF. Atual vice-campeão candango, o Capital disputou a final do ano sendo SAF de papel passado.
Outros clubes da elite vivem o processo de transição. Samambaia e Ceilandense entraram na Era SAF.
A tendência é que o Candangão do ano que vem tenha seis SAF’s e contando… As exceções por enquanto são Gama, Paranoá, Sobradinho e o Legião. O Gama é um caso à parte.
O recordista de títulos do DF foi o primeiro clube do país a se tornar SAF, mas desfez o negócio na Justiça após sentir-se prejudicado e entrou em processo de recuperação judicial.
Arbitral realizado na última quinta-feira definiu o início do Candangão 2025 em 18 de janeiro e o término em 29 de março com final única. Os 10 times jogam a primeira fase ente si em turno único no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores avançam às semifinais em partidas de ida e volta.
Atuais campeão e vice, Ceilândia e Capital representarão o DF na Copa do Brasil, na Copa Verde e na Série D do Campeonato Brasileiro na temporada de 2025.
Comunicado do Ceilândia
Em Assembleia Geral, o Conselho do Ceilândia Esporte Clube ratificou a aprovação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e o clube fica muito próximo de transformar seu departamento de futebol. Segundo o presidente Ari de Almeida, a SAF inicialmente será de controle do clube e com o amadurecimento da SAF a mesma será colocada no mercado para atrair possíveis investidores.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…