Atual campeão candango, o Ceilândia é o mais novo integrante da família SAF. Foto: Ed Alves/CB.DA Press
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título no próximo ano, mais da metade aderiu ou está a caminho de virar Sociedade Anônima do Futebol. Seis times estão decididos ou em processo de transformação e confirmaram a decisão em entrevista ao blog no arbitral da última quinta-feira e quatro seguem dispostos por enquanto a seguir o modelo tradicional de gestão.
Atual campeão do Distrito Federal, o Ceilândia é o mais novo integrante da Família SAF. A diretoria está em processo de transição para a nova gestão e oficializou na manhã desse sábado. Outro clube próximo de mudar o regime é o Real Brasília. O vencedor da edição de 2023 do Candangão também será SAF.
Em abril, o blog revelou a mudança do Brasiliense para o regime de SAF. Atual vice-campeão candango, o Capital disputou a final do ano sendo SAF de papel passado.
Outros clubes da elite vivem o processo de transição. Samambaia e Ceilandense entraram na Era SAF.
A tendência é que o Candangão do ano que vem tenha seis SAF’s e contando… As exceções por enquanto são Gama, Paranoá, Sobradinho e o Legião. O Gama é um caso à parte.
O recordista de títulos do DF foi o primeiro clube do país a se tornar SAF, mas desfez o negócio na Justiça após sentir-se prejudicado e entrou em processo de recuperação judicial.
Arbitral realizado na última quinta-feira definiu o início do Candangão 2025 em 18 de janeiro e o término em 29 de março com final única. Os 10 times jogam a primeira fase ente si em turno único no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores avançam às semifinais em partidas de ida e volta.
Atuais campeão e vice, Ceilândia e Capital representarão o DF na Copa do Brasil, na Copa Verde e na Série D do Campeonato Brasileiro na temporada de 2025.
Comunicado do Ceilândia
Em Assembleia Geral, o Conselho do Ceilândia Esporte Clube ratificou a aprovação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e o clube fica muito próximo de transformar seu departamento de futebol. Segundo o presidente Ari de Almeida, a SAF inicialmente será de controle do clube e com o amadurecimento da SAF a mesma será colocada no mercado para atrair possíveis investidores.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Em 2023, Fernando Diniz fez do jovem John Kennedy, de 21 anos à época, um…
Há 261 dias, Dorival Júnior era demitido da Seleção Brasileira. Se há volta por cima,…
A média de altura dos jogadores escalados pelo Flamengo no início da vitória por 2…
Na gestão do futebol brasileiro, pouco se cria, quase tudo se copia. Para mim,…
O Vasco perdeu o primeiro tempo do clássico desta quinta-feira para o Fluminense porque deixou…
Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…