Campeã em 2014, a Alemanha é a quarta vítima da maldição das campeãs no século 21. Foto: AFP
A campeão mundial vigente está eliminada da Copa pela quarta vez em cinco edições disputadas neste século. Algo inimaginável. França (2002), Itália (2010), Espanha (2014) e Alemanha (2018) conseguiram a proeza. Os germânicos dão adeus ao torneio numa chave teoricamente fácil, que tinha México, Suécia e Coreia do Sul. De 2001 para cá, só o Brasil, campeão em 2002, escapou da maldição. Alcançou as quartas de final em 2006.
A maldição das campeãs no século começou lá no Japão e na Coreia do Sul. Em 2002, a França, que defendia o título conquista em 1998 nos 3 x 0 em cima do Brasil, debutou perdendo para o Senegal, por 1 x 0. Na segunda rodada, o time de Zinedine Zidane empatou sem gols com o Uruguai e foi superado pela Dinamarca por 3 x 0 na despedida.
A segunda vítima no século foi a Itália. A Squadra Azzurra chegou na África do Sul com a missão de conquistar o pentacampeonato. Deu tudo errado do início ao fim. Comandada por Marcello Lippi, o mentor da conquista do tetra em 2006, a Itália empatou por 1 x 1 com o Paraguai na estreia; com a Nova Zelândia na segunda rodada e perdeu por 3 x 2 para a Eslováquia na despedida do torneio.
Quatro anos depois, a Espanha chegou ao Brasil para defender o título. Logo na estreia, levou uma surra da Holanda por 5 x 1. Na sequência, perdeu para o Chile, no Maracanã, venceu a Austrália por 3 x 0 no adeus vergonhoso ao Mundial.
A vítima da vez é a Alemanha. Derrotados pelo México na estreia por 1 x 0, os atuais campeões se recuperaram contra a Suécia ao vencer pelo placar mínimo. Entretanto, foram incapazes de derrotar a Coreia do Sul e perderam por 2 x 0 nesta quarta-feira. Eliminados pela Alemanha em casa na semifinal da Copa de 2002, os sul-coreanos tiveram a sua vingança na rua.
Que loucura é esse esse brinquedinho chamado futebol…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…