A campeão mundial vigente está eliminada da Copa pela quarta vez em cinco edições disputadas neste século. Algo inimaginável. França (2002), Itália (2010), Espanha (2014) e Alemanha (2018) conseguiram a proeza. Os germânicos dão adeus ao torneio numa chave teoricamente fácil, que tinha México, Suécia e Coreia do Sul. De 2001 para cá, só o Brasil, campeão em 2002, escapou da maldição. Alcançou as quartas de final em 2006.
A maldição das campeãs no século começou lá no Japão e na Coreia do Sul. Em 2002, a França, que defendia o título conquista em 1998 nos 3 x 0 em cima do Brasil, debutou perdendo para o Senegal, por 1 x 0. Na segunda rodada, o time de Zinedine Zidane empatou sem gols com o Uruguai e foi superado pela Dinamarca por 3 x 0 na despedida.
A segunda vítima no século foi a Itália. A Squadra Azzurra chegou na África do Sul com a missão de conquistar o pentacampeonato. Deu tudo errado do início ao fim. Comandada por Marcello Lippi, o mentor da conquista do tetra em 2006, a Itália empatou por 1 x 1 com o Paraguai na estreia; com a Nova Zelândia na segunda rodada e perdeu por 3 x 2 para a Eslováquia na despedida do torneio.
Quatro anos depois, a Espanha chegou ao Brasil para defender o título. Logo na estreia, levou uma surra da Holanda por 5 x 1. Na sequência, perdeu para o Chile, no Maracanã, venceu a Austrália por 3 x 0 no adeus vergonhoso ao Mundial.
A vítima da vez é a Alemanha. Derrotados pelo México na estreia por 1 x 0, os atuais campeões se recuperaram contra a Suécia ao vencer pelo placar mínimo. Entretanto, foram incapazes de derrotar a Coreia do Sul e perderam por 2 x 0 nesta quarta-feira. Eliminados pela Alemanha em casa na semifinal da Copa de 2002, os sul-coreanos tiveram a sua vingança na rua.
Que loucura é esse esse brinquedinho chamado futebol…